Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Advogado: você sabe fidelizar seus clientes?

Advogado: você sabe fidelizar seus clientes?

08/07/2022 Beatriz Machnick

Bons profissionais e preço justo não são o suficiente para que o cliente confie e solicite outros serviços além do inicialmente contratado.

É preciso criar uma rotina de atividades, se envolver com o universo do cliente, e estabelecer um relacionamento verdadeiro e genuíno.

Em empresas de serviços, a qualidade também está ligada à organização interna e ao engajamento da equipe.

No cenário jurídico, por exemplo, embora um advogado esteja atuando em um caso, o preenchimento correto dos relatórios é fundamental para que nenhum prazo seja perdido. Isso é fundamental para um bom atendimento.

Sempre saliento também que o investimento em bons mecanismos de organização de dados auxilia no gerenciamento e agiliza o trabalho.

Informações organizadas e corretamente expostas trazem clareza ao cliente e a credibilidade do escritório aumentará.

Afinal, a maneira com que as informações são expostas ao cliente interfere na percepção de valor que ele tem sobre o seu serviço.

Por isso, a organização tem um papel importante, uma vez que ela facilita o domínio do assunto por parte do advogado e do cliente.

Por outro lado, não adianta ter apenas processos definidos, é fundamental ter agilidade. Procedimentos trazem controle, porém, se aplicados de forma incorreta, geram perda de tempo. Já pensou nisso?

Reforço ainda que é função do empreendedor verificar se a sua organização aumenta a percepção de valor perante o cliente, o que, consequentemente, traz maior confiança na relação profissional.

Quando se alcança o nível de confiança empresarial, é natural que o cliente peça mais orçamentos e queira continuar a parceria de forma produtiva e estável.

Afinal, na maioria das vezes, trocar de fornecedor custa caro, exige dedicação e tempo de adaptação. Minha dica é: invista no cliente que você já tem. A possibilidade de sucesso é maior e a contratação costuma ser mais rápida também.

* Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade.

Para mais informações sobre clientes clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Smartcom Inteligência em Comunicação



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.