Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Afaste o sedentarismo e cuide da sua saúde

Afaste o sedentarismo e cuide da sua saúde

05/09/2016 Pedro Goyn

Você sabia que 433 mil mortes poderiam ser evitadas se as pessoas passassem três horas a menos sentadas por dia?

Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida nas Universidades de São Paulo e na Federal de Pelotas com base em dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tempo médio de permanência sentado em 54 países.

De acordo com o levantamento, os riscos de morte estariam relacionados a alterações cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e colesterol e aumentam a cada hora que se passa a mais na cadeira.

Dizem os especialistas que ficar 4 horas, por exemplo, eleva o risco em 2%, chegando a 18% após 9 horas. Outra pesquisa diz que permanecer sentado é o novo fumar, já que o risco de ter um ataque cardíaco é aproximadamente o mesmo se comparado uma pessoa que fuma com outra que passa a maior parte do dia em cima de uma cadeira.

Até mesmo para você que faz parte do time que trabalha muito e depois vai para a academia a notícia não é boa: nem sempre os exercícios pós-escritório são o bastante para compensar os efeitos negativos de oito ou mais horas parado.

Para mudar esse cenário, é fundamental que os ambientes social e corporativo sejam alterados de forma a incentivar opções mais saudáveis. E foi justamente pensando em integrar naturalmente o movimento ao dia a dia de trabalho que nasceu a InMovement, uma linha de mobiliário e acessórios criada pela Life Fitness para trazer movimento e bem-estar ao ambiente corporativo.

Essa proposta começou pequena, nos próprios escritórios da Life Fitness. Após quase cinco décadas de estudos sobre biomecânica, uma pergunta começou a martelar nas cabeças dos executivos e colaboradores da empresa: se os benefícios de ser ativo são tão claros e fortes, o que estamos fazendo a nós mesmos passando tantas horas por dia sem nos mover?

E a resposta foi óbvia: estamos nos arriscando a sentir dor e desenvolver doenças! E assim a Life Fitness começou a pensar mais seriamente sobre o assunto e a estudar alternativas para serem implementadas nos espaços de trabalho, redesenhando os escritórios em busca de conforto e flexibilidade.

Por meio de mudanças intuitivas, as propostas passaram a proporcionar aos funcionários a liberdade de serem ativos em seus trabalhos, dando-lhes espaço adequado para se movimentar e ajudando-os a trocar os danos de sentar-se pelos benefícios de ficar mais em pé e andar.

Depois de um ano desse projeto-piloto feito também em empresas parceiras, o feedback das equipes foi positivo: aumentos significativos na energia e produtividade, maior satisfação no trabalho, reduções de stress, dor, desconforto e absentismo e até mesmo perda de peso.

88% dos colaboradores relataram ter aumentado sua produtividade e 69% deles tiveram uma redução em dores e desconfortos que sentiam. De forma resumida, podemos dizer que a missão da InMovement é combater a natureza sedentária do local de trabalho moderno por meio de produtos projetados com design exclusivo para trazer pequenos movimentos e, de forma harmoniosa, aumentar a produtividade e a saúde sem interromper o fluxo de trabalho nem sacrificar horas de convívio familiar e social.

Entre os produtos dessa nova linha estão a esteira com suporte ajustável e painel de conectividade integrado que foi projetada especificamente para o local de trabalho e permite trabalhar enquanto se caminha a uma velocidade segura (InMovement TreadMill Desk), as superfícies de trabalho reguláveis em altura para trabalhar de pé (Elevate DeskTop Series) e uma linha de acessórios que inclui tapetes anti-fadiga, faixas elásticas e bolas anti-stress, entre outros itens (Integrate).

Falando especificamente na TreadMill Desk, estudos mostram que, após um curto período de adaptação, as pessoas que usam essa mesa acoplada à esteira conseguem ter a mesma produtividade no trabalho que as que estão em uma mesa tradicional, sentadas.

É claro que a ideia não é andar e trabalhar o dia todo, mas se você conseguir reservar cerca de 30 minutos para caminhar a uma velocidade de cerca de 1,6 km/h enquanto executa as tarefas do escritório, irá conseguir adicionar mais de mil passos ao seu dia, o que te ajudará a manter o corpo e a mente em equilíbrio e até mesmo perder peso.

Essa já se mostra como uma das melhores opções para os profissionais multitarefas de hoje, que correm contra o tempo, mas que precisam otimizar seu dia e encontrar um momento para deixar o sedentarismo de lado e cuidar da saúde. Definitivamente, não é mais necessário escolher entre se dedicar à carreira e viver saudável.

* Pedro Goyn é diretor geral da Life Fitness no Brasil.



A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa