Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Agricultura familiar: solução para o desenvolvimento

Agricultura familiar: solução para o desenvolvimento

28/05/2013 André Faro

Nos últimos anos, a agricultura familiar tem ganhado mais força e destaque no cenário econômico brasileiro.

Hoje, a atividade é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do país. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o levantamento mais recente feito no país, entre os anos de 1996 e 2006 existiam cerca de 13,7 milhões de pessoas ocupadas na agricultura familiar. Número agora que deve estar bem acima.

Além disso, para estimular o seu crescimento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está oferecendo ao agricultor uma linha de crédito de até R$ 200 mil para a mecanização de suas propriedades. Entre as atividades que se destacam no segmento, está o cultivo de alimentos, pois 70% do que é consumido no país é fornecido pelos pequenos e médios produtores.

Os alimentos produzidos são: mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, entre outros. Outra iniciativa que ganha força em diversas partes do país é o plantio de novas florestas. São produtores rurais que adotaram a prática plantando árvores, especialmente eucalipto e pinus, em áreas degradadas, improdutivas ou até mesmo desenvolveram a silvicultura em paralelo a outros cultivos.

Normalmente, a produção é destinada para a indústria de celulose, madeira, carvão, entre outros fins comerciais. O custo de plantio dos eucaliptos varia de acordo com o objetivo de utilização da madeira, a tecnologia e cuidados aplicados. Quanto à lucratividade, para se ter uma ideia, uma produção de eucalipto pode ser administrada na mesma área da pecuária, oferecendo até 10 vezes mais renda e sem precisar reduzir o rebanho.

Os cultivos de alimentos e florestas plantadas são atividades em constante expansão e isso reflete em um aumento da demanda por equipamentos para o manejo. Para atender esse mercado, hoje, a indústria investe fortemente no desenvolvimento de produtos de fácil manuseio e operação confortável. Com os avanços tecnológicos, é possível encontrar produtos ergonômicos e potentes, que exigem menos esforço físico na operação e ainda garantem um aumento da produtividade.

A proposta é transformar a atividade rural, seja o cultivo de alimentos ou a plantação de novas florestas, em uma ação lucrativa e segura. Também não podemos deixar de ressaltar a importância do acompanhamento de profissionais com conhecimentos técnicos para auxiliar os pequenos e médios produtores.

Com informações adequadas e bom planejamento de quando e como as árvores podem ser extraídas, por exemplo, é possível evitar possíveis prejuízos ao produtor e danos ao meio ambiente, como o desmatamento das matas ciliares, a perda da biodiversidade e a degradação dos solos. A forma como é feita a extração pode influenciar, e muito, na recuperação do solo após o plantio.

Por esse motivo, é importante o uso de máquinas com alta tecnologia que possibilitem a poda e a colheita de árvores de forma adequada. Avaliando o tema de forma ampla, podemos perceber que a agricultura familiar só tende a crescer cada vez mais. Nos próximos anos, a atividade será responsável por novos empregos, aumento da renda familiar, crescimento da indústria e desenvolvimento tecnológico.

O meio ambiente também será beneficiado, com a preservação do ecossistema e qualidade de vida para os seres vivos. Seguramente, podemos dizer que esse é um importante vetor de desenvolvimento do País.

*André Faro é gerente de vendas nacional da Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes.



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso