Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Ajuda”

“Ajuda”

04/05/2007 Divulgação

Muitas pessoas enfrentam problemas insolúveis que o vizinho de mesa do escritório poderia resolver facilmente.

 

É o hábito de fechar-se para o mundo quando se está com alguma dificuldade. Por que não se pede ajuda?

Muitos não o fazem por medo de agravar o problema, o que, naturalmente, é uma idéia falsa. Outros não pedem ajuda porque acham que isso é demonstrar fraqueza.

Acontece que a fraqueza, diante de um problema, já existe e não pedir ajuda é meramente a arrogância, que vem a ser uma segunda fraqueza, esta superável.

Há também aqueles que não pedem ajuda porque julgam que sabem mais que os outros como lidar com o problema. Querem resolver por si mesmos! É a arrogância e a auto-suficiência novamente em jogo. 

Ao pedir ajuda, a pessoa humaniza-se, cria vantagens estratégicas para a solução, alivia a tensão, garante maior previsibilidade dos resultados, forma equipe... Enfim, as vantagens são inúmeras. Experimente pedir ajuda.

 



O desserviço do senador ao STF

Como pode um único homem, que nem é chefe de poder, travar indefinidamente a execução de obrigações constitucionais e, com isso, impor dificuldades ao funcionamento de um dos poderes da República?


Anedotas com pouca graça

Uma anedota, de vez enquanto, cai sempre bem; como o sal serve para temperar a comida, a anedota também adoça a conversa ou o texto.


Cada um no seu quadrado e todos produzindo…

Muito oportunas as observações do Prof. Ary Oswaldo Mattos Filho, de que em vez dos simples projetos que visam reforçar o caixa da União – como a alteração no Imposto de Renda ora em tramitação pelo Congresso – o país carece de uma verdadeira reforma tributária onde fiquem bem definidos os direitos e obrigações da União, Estados e Municípios.


Você já respirou hoje?

Diagnóstico e tratamento corretos salvam vidas na fibrose cística.


Jogos para enfrentar a crise

O mundo do trabalho nunca mais será o mesmo.


O trabalho de alta performance no Hipismo

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.


Bons médicos vêm do berço

Faz décadas assistimos a abertura desenfreada de novas escolas médicas, sem condição de oferecer formação minimamente digna e honesta.


Wellness tech e a importância da saúde mental dentro das organizações

A pandemia de covid-19 impactou a vida de todos nós, pessoal e profissionalmente.


Manifestações do TDAH

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em adultos e crianças.


Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.