Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alfabetização Precoce

Alfabetização Precoce

10/02/2017 Merylin Franciane Labatut

Existem outras formas de interação que são essenciais e que antecedem a alfabetização.

A alfabetização é uma das autonomias mais esperadas e desejadas pelos pais e consequentemente pelas escolas, que estabelecem a decodificação de símbolos, letras e números como algo fundamental para o amadurecimento infantil.

Acabam assim, por formar alunos copistas e desvalorizam a trajetória, rica naturalmente, que nossas crianças necessitam caminhar para a formação global e significativa. As crianças estão inseridas em um mundo escrito, convivem diariamente com inúmeros rótulos, placas, livros.

Aos poucos, os rabiscos ganham forma, a relação entre letras e sons são ampliados. Quando bem estimuladas, a partir dos 3 anos, começam a identificar letras e as relacionam com imagens ou objetos de seu interesse. Assim, ler e escrever deve ser tão natural quanto falar ou andar - não apressamos os nossos pequenos na aquisição dessas habilidades, porque o fazemos com a alfabetização?

Antecipar o processo de alfabetização, tendo como objetivo a aquisição do código escrito, pode ser, no mínimo, desestimulante. Não queremos - e não podemos - formar alunos robotizados, oriundos de uma pedagogia mecanicista. Ao contrário, o prazer e a ludicidade são facilitadores de qualquer aprendizagem.

Para os anos iniciais, são combustíveis que geram criticidade, espontaneidade e, principalmente, curiosidade. Ensinar a escrita vai muito além do fato de ensinar a traçar símbolos; vai além do fato de estabelecer a relação gráfico-sonora. A escrita e a leitura são possibilidades reais de comunicação e de relação com o mundo.

Porém, existem outras formas de interação que são essenciais e que antecedem a alfabetização - como o desenho, a brincadeira, o jogo, a dança, a construção de histórias, a integração, o saber conviver, a imaginação. Pais e escola devem desejar crianças que saibam mais do que ler e escrever.

Para isso, fortalecer o protagonismo infantil é essencial. Cabe, então, à Educação Infantil, valorizar outras práticas e permitir que o olhar pontual sobre a alfabetização se inicie a partir do 1° ano do Ensino Fundamental. O segmento da Educação Infantil deve valorizar o brincar e todas as relações que cabem dentro dele.

Educação Infantil é o tempo e o espaço das possibilidades, do acolhimento, do surgimento e da resolução de conflitos, dos estímulos para uma aprendizagem a ser construída longe dos brinquedos prontos e sem possibilidades, mas intimamente ligada à construção de um repertório rico em imaginar, em experimentar, em partilhar.

* Merylin Franciane Labatut é gestora da Educação Infantil do Colégio Positivo Júnior.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves