Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alimentação infantil nas férias

Alimentação infantil nas férias

20/01/2019 Tarciana Teixeira

Mudanças no horário das refeições são prejudiciais a crianças, pois afetam o metabolismo infantil.

A flexibilização de horários proporcionada pela chegada das férias de verão pode muitas vezes fazer com que tanto adultos quanto seus respectivos filhos se percam quanto aos horários de dormir e se alimentar. Esse período, que para muitas pessoas pode significar momentos de descanso, brincadeiras e descontração, também dá margem a quebra de hábitos alimentares saudáveis.

O motivo dessa alteração se deve ao fato de que ao acordar mais tarde, - algo que é comum neste período - , as pessoas acabam adiando o horário das refeições ou mesmo não fazendo algumas delas. Apesar de oferecer pequenas consequências a adultos, tais mudanças são prejudiciais a crianças, já que podem afetar o metabolismo infantil.

Ainda que seja o período de férias é necessário que os pais garantam que seus filhos realizem as principais refeições do dia e, preferencialmente, nas faixas de horários habituais. Mesmo que a criança acorde mais tarde, os pais não devem adiantar o almoço e deixar de oferecer o café da manhã.

Para não atrapalhar o ritmo dos pequenos nas férias, ainda é interessante que a família não deixe de se reunir à mesa durante as refeições, pois, esse comportamento torna o momento da alimentação mais agradável e evita distrações como computadores, tablets, celulares, e televisores, que desviam a atenção do ato de comer.

Ao comerem junto dos pais e receberem dos mesmos exemplos de uma boa alimentação, as crianças podem aprender desde cedo a manter uma nutrição regular e balanceada, fazendo com que se tornem adultos mais saudáveis e conscientes. Esse aprendizado irá contribuir para o desenvolvimento físico e criação de bons hábitos de saúde nas crianças, e ainda prevenir problemas recorrentes nas férias, como o aumento da incidência de infecções intestinais, diarreia, enjoos, vômitos e o surgimento de anemias e deficiências vitamínicas e minerais.

Outro comportamento bastante recorrente nas férias, é a ingestão exagerada e sem controle de alimentos pobres em nutrientes e ricos em sódio, açúcares e gorduras. Muitas vezes ao longo dessa temporada de recesso escolar, as crianças substituem as refeições tradicionais do cotidiano por comidas rápidas e com altos níveis de processamento, artificialidade e conservação.

Tais alimentos são de grande perigo para pessoas dessa faixa etária, pois, além de sobrecarregarem o organismo de dopamina e causar a dependência, também podem influenciar negativamente no desenvolvimento do sistema endócrino e a longo prazo provocar o surgimento de um quadro de obesidade.

Para cuidar da alimentação infantil no período de férias é imprescindível ter organização e criatividade. Ao oferecer alternativas de pratos variados e bem coloridos, permitindo que as crianças participem da preparação e combinações dos alimentos, – mas claro, sempre com a aplicação de limites –, os pais podem transformar a hora da refeição em algo divertido, interessante e prazeroso.

Algumas dicas importantes de alimentação para crianças nestas férias é a ingestão de cereais, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, pois, isso pode ajudar no processo de saciedade e fornecimento de nutrientes e energia para o corpo. Ainda é fundamental dar preferência ao consumo de preparações e lanches caseiros.

Para que as crianças desenvolvam o gosto por todas as classes de alimentos, é preciso que os pais sempre introduzam novos sabores aos pratos dos pequenos. Esse tipo de atitude vai contribuir diretamente para a introdução de verduras e legumes na alimentação.

O consumo de água é essencial em todas as épocas do ano, mas no verão com as altas temperaturas, essa necessidade se torna ainda maior, sendo recomendado o consumo mínimo de 1,5 a dois litros por dia. A hidratação do corpo também pode ser mantida com a água de coco e sucos naturais, mas sem o uso exagerado do açúcar.

É indicado que nesta época, os pais limitem o acesso e controlem o consumo de doces e salgadinhos, os oferecendo às crianças em pequenas porções. No entanto, algumas substituições saudáveis podem ser feitas. Doces gelados à base de fruta, biscoitos integrais, sanduíches naturais, geleias naturais, picolés de frutas, oleaginosas e frutas secas, podem ser ótimas opções para refrescar e servir como suporte entre as refeições clássicas.

* Tarciana Teixeira é nutricionista materno infantil da Clínica Penchel.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado