Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Alimentação saudável alavanca consumo de tapioca

Alimentação saudável alavanca consumo de tapioca

09/11/2016 Antonio Fadel

A tapioca vem ganhando bastante espaço na mesa do brasileiro ao longo dos últimos anos.

Alimentação saudável alavanca consumo de tapioca

Mas você já parou para pensar como é feita essa iguaria? A tapioca nada mais é que a fécula (derivado semelhante ao amido) da mandioca hidratada com água, em um processo que gera um alimento livre de glúten, açúcar, gordura e ideal para as mais diversas e deliciosas receitas, tanto salgadas quanto doces.

Pouca gente se lembra, mas a tapioca é uma iguaria indígena que, por muito tempo, fez sucesso apenas no Nordeste e Norte. Somente em 2015, porém, seu consumo teve um aumento de 30% em todo o país, com uma produção de 40 mil toneladas de massa, segundo dados da Associação Brasileira de Produtos de Amido de Mandioca (Abam).

Ainda de acordo com o órgão, a expectativa é que 2016 apresente um crescimento também na ordem de 30%, com a produção de 55 mil toneladas de massa e a geração de uma receita de até R$ 240 milhões. Grande parte desse aumento se deve ao fato de a tapioca ser um alimento nutritivo.

Leve, fininha e macia, ela se tornou a “queridinha” das pessoas fitness e dos profissionais da saúde, pois contém baixo teor de sódio, é rica em carboidratos e não possui gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal.

Além disso, pode ser consumida até por diabéticos, desde que acompanhe alguma fibra para que não ocorra a elevação da glicemia. Hoje em dia, podemos encontrar a goma em qualquer supermercado, em formatos que vão desde os tradicionais pacotes “almofada”, passando pelas embalagens a vácuo até as barrinhas de tapioca, muito similares às de cereal.

Entre as empresas que fabricam massa de tapioca, está a Casa Maní, que atua há mais de 40 anos no processo de industrialização de mandioca e vem ganhando muito espaço no mercado após investir na expansão de sua fábrica em Tarabai, no interior de São Paulo.

Precursora da embalagem a vácuo para tapioca, a empresa conseguiu aumentar o prazo de validade do produto de três meses para um ano, sem utilização de conservantes. Hoje, já produz massas para dez marcas próprias, que levam uma alternativa saudável, nutritiva e deliciosa à mesa do brasileiro.

* Antonio Fadel é diretor da Casa Maní, fabricante de tapioca que atua há mais de 40 anos no mercado com a industrialização da mandioca para a produção de amidos e derivados de alta qualidade.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli