Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ambiente seguro e prevenção eficiente

Ambiente seguro e prevenção eficiente

19/09/2018 Leandro Albino

A prevenção em Segurança e Saúde do Trabalho para o desenvolvimento econômico da empresa.

De acordo com as Normas Reguladoras (NR) de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) vigentes, cada empresa deve oferecer a seus colaboradores as melhores condições para o exercício de suas funções.

Isso só é possível quando o ambiente laboral passa por uma avaliação ambiental e de riscos, que identifica pontos onde devem ser realizadas melhorias, propondo medidas de proteção coletivas, administrativas e de engenharia, indicando a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), quando necessário.

A realização desse tipo de avaliação é capaz de identificar elementos e zonas que possam afetar a saúde dos trabalhadores, tomando medidas preventivas para neutralizar ou eliminar os fatores de risco. Ela permite explicar o porquê de cada medida de proteção, além de envolver os funcionários na gestão da segurança de cada um de seus companheiros, melhorando o clima produtivo e de trabalho de toda a equipe.

Outro efeito importante de uma boa avaliação ambiental é que ela permite adaptar o local de trabalho às atividades desenvolvidas, escutando as opiniões dos empregados, e através de análises técnicas das atividades, e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que podem transformar um ambiente “hostil” em uma zona confortável e que incentiva uma maior rentabilidade da empresa

Além disso, as ações preventivas sempre serão o investimento mais econômico frente a gastos médicos e legais derivados de acidentes e afastamentos. Quando não são aplicadas em sua totalidade, expõe a segurança dos colaboradores e a saúde financeira do empregador, provocando instabilidade em toda a cadeia produtiva e diminuindo a resiliência da empresa frente a qualquer situação que arrisque seu patrimônio e afetando de forma direta a imagem da empresa junto a seus parceiros comerciais e à comunidade.

O advento do eSocial vai aumentar ainda mais o controle do governo sobre o cumprimento das normas, fiscalizando eletronicamente o desenvolvimento das medidas preventivas (PGR, PCMAT, PPRA, PCMSO, etc.).

Esse programa federal permite a gestão integrada de SST com os demais setores da cadeia produtiva, gerando melhorias imediatas, tanto de condições como de rendimento, evitando a sobrecarga laboral, reduzindo multas e gastos tributários, como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Uma análise ambiental também reduz as possíveis indenizações trabalhistas, já que os documentos gerados durante a análise e a comprovação da aplicação das medidas indicadas permitem comprovar o cuidado e a preocupação do empregador com cada um dos seus colaboradores.

* Leandro Albino é coordenador da área de engenharia em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional da Vendrame Consultores Associados, que conta com 20 anos de experiência em Perícias. Engenheiro Ambiental e Tecnólogo em Gestão em Higiene Ocupacional e Ambiental.

Fonte: Imprensa Vendrame



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes