Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Amor antigo ainda mexe comigo

Amor antigo ainda mexe comigo

13/10/2013 Sônia Eustáquia Fonseca

É comum que certas paixões marquem profundamente a vida de uma pessoa e sejam difíceis de serem esquecidas.

Mesmo com um novo amor, às vezes pode rolar uma insegurança quando encontramos ou só de ouvir falar em uma paixão antiga. O que fazer: mexer no passado ou tentar superar? Segundo a sexóloga Sônia Eustáquia não é possível apagar alguém completamente da memória, mas podemos escolher não lembrar constantemente dela.

“A memória é uma condição neurobiológica e é privilegiada nos humanos. Ela serve para guardar o que registramos com os nossos cinco sentidos. Ela nos traz o evento ou sentimento quando o evocamos. A memória realiza uma seleção do que precisamos lembrar e do que podemos deixar bem guardado, como se fosse um livro na última prateleira da estante. Não é possível apagar da memória alguém que fez parte da nossa vida, porém, é possível o guardarmos na última prateleira. E só tirar de lá quando for necessário”, diz.

Ainda de acordo com a sexóloga é preciso lembrar que amamos com o cérebro e não com o coração e o amor também pode ser inteligente. Se a pessoa quiser superar uma separação basta levar essa situação “para a prateleira mais alta da estante”. E ela deve fazer isso. Sônia Eustáquia alerta que o não esquecimento de um relacionamento pode virar uma obsessão. Geralmente, isso ocorre quando um da relação não quer mais e o outro insiste em querer. E acaba gerando muito sofrimento para os dois lados. Mas, em alguns casos, é possível sim retomar uma relação.

“Quando um casal briga e se separa por motivos “fúteis”, como o ciúme exagerado, falta de diálogo, ou mesmo quando não conseguem mais ter desejo um pelo outro, prejudicando a relação íntima é mais fácil o casal conseguir discutir isso, fazer uma terapia e retomar a relação. No entanto, é muito grave a agressão verbal e física; o desrespeito e deslealdade de um pelo outro; quando o casal não consegue restabelecer o diálogo; e, principalmente, quando não suportam o contato físico. Existem situações onde se detecta imensa lacuna sobre o pensar o dia a dia, tornando impossível as negociações. Também quando um quer “encostar” no outro, não entendendo e não cumprindo a sua parte do contrato de vida a dois, aí tudo fica muito difícil”, explica Sônia Eustáquia.

A sexóloga ainda alerta que para voltar pro outro só se for com base em novos paradigmas de relacionamento. E, muitas vezes, é necessário a ajuda de um profissional. “Eu vejo casais tentando sozinhos, apenas cedendo ou até mesmo se anulando na relação para que ele possa prosseguir. Isso é um erro, mais cedo ou mais tarde, os problemas voltam e costumam ser mais robustos, dificultando até o trabalho do terapeuta. Também pode acontecer que aquele que fica “engolindo” os problemas para retomar a relação seja mais susceptível ao aparecimento das doenças psicossomáticas”, diz.

*Sônia Eustáquia Fonseca é Psicóloga pós-graduada em Sexualidade Humana. Especialista em Terapia Breve para diagnóstico e tratamentos de conflitos e disfunções sexuais.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves