Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ansiedade – saiba mais sobre esse mal que atinge a população

Ansiedade – saiba mais sobre esse mal que atinge a população

31/03/2014 Aline Abreu, Marília Beatricci e Viviane Janoni

Ansiedade é um sentimento que acontece quando interpretamos um evento como ameaçador. Pode ter função adaptativa ou causar desconforto.

“Estou me sentindo muito ansioso(a), doutor!” – esta tem sido uma frase cada vez mais comum nos consultórios clínicos hoje em dia. Você se lembra de já ter se sentido assim?

Sentimos ansiedade quando percebemos ou interpretamos um evento como ameaçador, tanto física como psicologicamente, o que dispara uma série de reações no nosso organismo, assim como sentimentos de apreensão, tensão, nervosismo ou medo. Para piorar, nosso coração dispara, temos alterações no funcionamento digestivo, sensorial e endócrino, o que dá à ansiedade uma característica bastante peculiar.

Todos já tiveram uma experiência ansiosa pelo menos alguma vez na vida, e isso não é de todo ruim! A ansiedade pode exercer uma função adaptativa na medida em que está associada à preparação do indivíduo para lidar com uma situação ameaçadora ou desafiadora. Em muitos casos, a ansiedade prepara a pessoa para uma situação de risco real, aumentando os seus níveis de alerta. Um exemplo disto é a situação de dirigir com atenção e cuidado à noite num dia chuvoso.

O que torna a ansiedade patológica está relacionado à intensidade e ao desconforto causados para o indivíduo, comprometendo sua qualidade de vida. Assim, uma forma de avaliar os sintomas de ansiedade é investigar o foco de suas preocupações. Algumas pessoas possuem ansiedade diante de situações sociais, outras apresentam os sintomas em contextos muito específicos (como andar de avião, ver um inseto ou ir ao médico), outras ainda ficam ansiosas diante de seus próprios pensamentos de perigo (“meu filho saiu para a festa e vai sofrer um acidente”) ou mesmo pensamentos obsessivos (“se eu não fizer um ritual, algo ruim vai me ocorrer”). Cada um destes tipos de ansiedade demanda intervenções específicas. Além disso, é necessário avaliar o grau de sofrimento e prejuízo funcional que a sua ansiedade acarreta, Tal avaliação é fundamental para o mapeamento correto do problema e, consequentemente, para um tratamento adequado.

O tratamento para transtornos ansiosos pode incluir acompanhamento psiquiátrico e terapias psicológicas – preferencialmente as comportamentais e cognitivas. O tratamento correto contribui na redução da possibilidade de outros diagnósticos coexistirem futuramente, uma vez que uma pessoa muito ansiosa restringe imensamente as suas experiências prazerosas de vida, podendo, com isto, desenvolver, por exemplo, sintomas depressivos.

O tratamento permite também retomar o bem-estar físico e psíquico aos pacientes. Para isto, o primeiro passo, é perceber se sua ansiedade está prejudicando o seu dia-a-dia!



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes