Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aplauso detox

Aplauso detox

03/06/2015 Dominique Magalhães

Todos temos necessidade de reconhecimento de vez em quando.

Muitas vezes, um bom elogio é mais gratificante do que uma recompensa material, não é mesmo?

Em algumas situações, precisamos nos sentir aceitos para melhorar nossa autoestima ou mesmo para percebermos que estamos no caminho certo.

É o que chamo de “aplauso detox”, que funciona como o “suco funcional” que nos faz sentir melhor.

Todavia, há de se tomar cuidado para não agirmos o tempo inteiro como se tivéssemos a necessidade de aprovação para todos os nossos passos.

Muitas vezes, percebemos nas redes sociais, uma divulgação excessiva de sorrisos, atividades e êxitos, como se a vida fosse apenas cor de rosa, dourada, azul da cor do mar...

No Brasil e no mundo, a moda é o “selfie”, o autorretrato moderno, uma pesquisa recente encomendada por uma empresa de telefonia, aponta que 90% dos entrevistados aderiram à prática, ou ainda um vídeo no Dubsmash.

Não há problema em fazer uma foto de si mesmo ou postar imagens ou vídeos de momentos importantes. As redes sociais devem ser encaradas como passatempo, não como algo determinante em nossas vidas e escolhas.

Um mau uso desses artifícios pode se transformar em algo negativo se for uma ferramenta para conseguirmos a aprovação alheia: Fazer algo buscando aplausos pode ser frustrante, alimentando, apenas, nossa vaidade.

Se você faz algo por escolha, a sua realização será o suficiente para te completar.

Reflita se o que você faz ajudará as pessoas a sua volta. Caso você perceba que está se tornando um competitivo compulsivo, atenção.

Olhe para seus amigos, parentes, colegas de trabalho. Aplauda e elogie o que for realmente interessante. Seja sincero consigo e com o outro. Não espere ser festejado sempre. Os erros ensinam mais do que os acertos.

Cresça todos os dias ao fazer a diferença na vida de alguém. A felicidade não está em se sentir vencedor o tempo inteiro e sim em aprender, todos os dias, algo novo.

* Dominique Magalhães é Autora do livro “O que falta para você ser feliz”, lançamento da Editora Gente, disponibilizado no mercado internacional e traduzido para quatro idiomas.



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira