Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aplauso detox

Aplauso detox

03/06/2015 Dominique Magalhães

Todos temos necessidade de reconhecimento de vez em quando.

Muitas vezes, um bom elogio é mais gratificante do que uma recompensa material, não é mesmo?

Em algumas situações, precisamos nos sentir aceitos para melhorar nossa autoestima ou mesmo para percebermos que estamos no caminho certo.

É o que chamo de “aplauso detox”, que funciona como o “suco funcional” que nos faz sentir melhor.

Todavia, há de se tomar cuidado para não agirmos o tempo inteiro como se tivéssemos a necessidade de aprovação para todos os nossos passos.

Muitas vezes, percebemos nas redes sociais, uma divulgação excessiva de sorrisos, atividades e êxitos, como se a vida fosse apenas cor de rosa, dourada, azul da cor do mar...

No Brasil e no mundo, a moda é o “selfie”, o autorretrato moderno, uma pesquisa recente encomendada por uma empresa de telefonia, aponta que 90% dos entrevistados aderiram à prática, ou ainda um vídeo no Dubsmash.

Não há problema em fazer uma foto de si mesmo ou postar imagens ou vídeos de momentos importantes. As redes sociais devem ser encaradas como passatempo, não como algo determinante em nossas vidas e escolhas.

Um mau uso desses artifícios pode se transformar em algo negativo se for uma ferramenta para conseguirmos a aprovação alheia: Fazer algo buscando aplausos pode ser frustrante, alimentando, apenas, nossa vaidade.

Se você faz algo por escolha, a sua realização será o suficiente para te completar.

Reflita se o que você faz ajudará as pessoas a sua volta. Caso você perceba que está se tornando um competitivo compulsivo, atenção.

Olhe para seus amigos, parentes, colegas de trabalho. Aplauda e elogie o que for realmente interessante. Seja sincero consigo e com o outro. Não espere ser festejado sempre. Os erros ensinam mais do que os acertos.

Cresça todos os dias ao fazer a diferença na vida de alguém. A felicidade não está em se sentir vencedor o tempo inteiro e sim em aprender, todos os dias, algo novo.

* Dominique Magalhães é Autora do livro “O que falta para você ser feliz”, lançamento da Editora Gente, disponibilizado no mercado internacional e traduzido para quatro idiomas.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes