Portal O Debate
Grupo WhatsApp

App incentiva o voto consciente em tempo de eleição

App incentiva o voto consciente em tempo de eleição

19/10/2018 Gianfranco Zucoloto

Em tempos de fake news os apps com viés político podem atuar de forma segura.

Como entregar uma solução simples para o usuário a partir de variáveis tão complexas? Este foi o ponto de partida da Fullbar Digital para o desenvolvimento de um aplicativo educativo criado para ajudar as pessoas a fazerem escolhas conscientes nas eleições de 2018.

Entre os principais obstáculos da agência estavam a preocupação com a usabilidade de uma plataforma destinada a pessoas dos mais variados perfis, a garantia da segurança dos dados dos usuários e um prazo bastante desafiador. A missão aqui era tratar de um assunto tão complexo, como é a política, de um jeito leve e interessante para qualquer pessoa.

A jornada do usuário foi concebida a partir de muita pesquisa e inúmeros testes até que se chegasse a um resultado cuja interface e navegação fossem altamente intuitivas. Outro desafio da ferramenta era a validade das informações disponibilizadas. Tudo foi desenvolvido a partir da base de dados oficiais do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, a legislação e o calendário eleitorais jogavam contra o prazo de entrega, uma vez que pedidos e análises de impugnações de candidaturas, por exemplo, poderiam acontecer a qualquer momento, em todo o Brasil, bem próximo das eleições.

A solução foi dividir o desenvolvimento do projeto em 4 fases, sendo que nas primeiras o usuário estabelece suas preferências políticas, e apenas na última é convidado a compará-las com as propostas dos candidatos a cada cargo eletivo.

Por fim, para garantir a segurança dos usuários e suas opiniões, nenhuma informação que passa pelo aplicativo é armazenada, de modo que não pode ser utilizada em campanhas ou pesquisas externas. Todas as informações são criptografadas.

Com essa jornada, o aplicativo GUIA DO VOTO chegou ao número 1 da lista Top Gratuitos da Google Play no Brasil e está entre os mais baixados também na App Store, ambos na categoria Educação. Para quem trabalha com tecnologia e soluções, cada projeto é único, repleto de particularidades, e com este não foi diferente.

* Gianfranco Zucoloto da Fullbar Digital.

Fonte: Antônia Futuro Bergamo



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves