Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Apple = inovação

Apple = inovação

12/12/2012 Mario W. Okuno

Aparelhos e acessórios com o símbolo da maçã são sinônimo de inovação e se tornaram os preferidos dos amantes da tecnologia. É inegável a importância da Apple neste setor.

iPod,  iPhone, iPad foram os produtos que guiaram o mercado na última década, a empresa produziu quase todos os lançamentos e tendências para o mundo tecnológico. Mas o que a mais inovadora das fabricantes de equipamentos eletrônicos está fazendo para se superar?

Fundada em 1976 por Steve Wozniak e Steve Jobs, a Apple só começou a ser reconhecida mundialmente em 2006, quando o MacBook, famoso notebook branco da maçã,  se tornou sucesso absoluto de vendas por trazer um processador Intel (em vez do PowerPC) e novos recursos por um preço bastante acessível se comparado a seus antecessores na época.

A Apple também ganhou notoriedade no setor de tecnologia móvel. iPods, iPhones e iPads são os mais disputados pelas suas versões cada vez mais modernas e diferenciadas. O setor tecnológico está apostando todas as suas fichas na tecnologia mobile e a Apple também é pioneira neste nicho.

Por isso, entre as suas inovações desse ano, está o iPad Mini, aparelho que tem as mesmas funções de um iPad comum, só que em tamanho menor, apenas 7,2 milímetros, ou seja, a espessura de um lápis. Também foi lançado o iPhone 5, o sexto smartphone da Apple, sucessor do iPhone 4S, com tela de 4 polegadas e resolução com a tecnologia retina.

O aparelho traz um novo design e um dock menor do que as versões anteriores. A Apple também se destaca nos aplicativos. Em 2012, a Apple Store foi a primeira loja virtual a alcançar a marca de 1 milhão de aplicativos para smartphones, segundo informações da empresa de marketing Appsfire.

Além disso, também será lançado nos próximos dias a 11ª versão do iTunes, gerenciador de mídia da Apple. A Apple foi eleita a companhia mais inovadora em 2012, de acordo com um estudo divulgado pela consultoria Booz & Co, chamado The Global Innovation 1000. É o terceiro ano consecutivo que a empresa recebe o título.

No mês de agosto, a companhia alcançou o maior valor de mercado intradia (quando se considera os valores atingidos no meio do pregão) de todos os tempos nos Estados Unidos, superando a marca anterior, obtida pela Microsoft em 1999. A promessa de abertura da Apple Store no Brasil é mais um motivo de felicidade para aqueles que não aguentavam mais a longa espera na chegada dos aparelhos em terras brasileiras.

iPhones e iPads já chegavam aqui com defasagem, já que suas versões se atualizam com demasiada rapidez, agora poderão ser comprados com menos tempo de espera. Com a entrada no Brasil, a companhia chegará a 15 países com lojas próprias. Atualmente, são 395 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, China, Holanda e Suécia.

A abertura da loja da Apple no Brasil deixa claro como o consumidor daqui faz toda a diferença nos lucros da loja americana, uma vez que seremos o primeiro país da América Latina a receber uma loja física. Com a morte de Steve Jobs, houve quem apostasse que a empresa passaria por problemas, mas todos os lançamentos e ranking apresentados comprovaram que a multinacional caminha pelo lado oposto das especulações, principalmente no quesito inovação.

*Mario W. Okuno, diretor geral da Mobimax.



Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.


Tendência de restruturações financeiras e recuperações judiciais para o próximo ano

A expectativa para o próximo ano é de aumento grande no número de recuperações judiciais e restruturações financeiras, comparativamente, aos anos de 2021 e 2020.