Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Apreciação e estima

Apreciação e estima

29/01/2022 Valdez Monterazo

“Não se abale com o brilho dos vaga-lumes dourados, nem com barulho dos elefantes raivosos” – HPB

Fazer elogios é um tema controverso, muitos sabem que ele é importante para as pessoas, mas não praticam. Outros nem ao mesmo conhecem o valor que ele tem.

Já ouviu a expressão. “Não elogia, se não estraga?” Frases como essa revelam uma crença popular, a de que não se deve apreciar as boas atitudes e performance dos que estão conosco. Elas não poderiam estar mais erradas.

Acontece que ao evidenciar e apreciar um bom desempenho, a tendência é que esse comportamento seja intensificado, ou seja, ele é repetido de maneira ainda mais intensa.

Percebeu? Apreciar as boas atitudes têm um efeito importante na performance das pessoas ao seu redor. De maneira oposta, não validar o time é uma das causas do desengajamento.

Dale Carnegie, um escritor best-seller sobre comportamento humano e considerado um guru sobre relacionamentos, comentou sobre isso em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Ele comenta que apreciar alguém, verdadeiramente, é um acontecimento impactante. Em geral, a crítica é bastante presente na vida de todos.

Pessoas são criticadas pela família, no trabalho, no trânsito. Quando são elogiadas, Dale Carnegie comenta que e como se o sol se abrisse em seu dia.

Outro autor, de grande renome científico, Abraham Maslow, comenta sobre isso em sua teoria das necessidades humanas.

Dentre vários aspectos que influenciam na motivação do ser humano, como sobrevivência, segurança, pertencimento, um dos fatores diretamente ligados à apreciação humana é a necessidade de autoestima.

Líderes podem ajudar no desenvolvimento da estima dos colaboradores ao evidenciarem suas qualidades, dessa forma, aumentando o engajamento de forma geral.

Dito isso, existe uma forma excelente de se elogiar alguém. Caso feito da maneira errada, um elogio pode ser considerado bajulação. Nesse sentido, como fazer elogios?

Para você que tem dificuldades em elogiar, ou que, talvez, possa fazê-lo de maneira melhor, separei 3 princípios que podem te ajudar.

1. Elogie uma qualidade ou valor da pessoa

Fale de qualidades referentes ao caráter das pessoas, por exemplo, seu senso de justiça, perseverança, otimismo, lealdade etc.

2. Evidencie uma situação

Após falar de uma qualidade específica, comente a situação em que observou a qualidade em ação. Isso ajuda o outro a perceber essa característica em si.

3. Seja específico!

Seja pontual e específico! Deixe claro qual o ponto ou comportamento foi excelente.

E você? Quando foi a última vez que apreciou a boa performance de um colaborador ou de alguém próximo a você?

Saiba que ao fazer isso você, além de estimular o engajamento deles em relação ao trabalho, será capaz de cultivar relacionamentos mais positivos e duradouros.

Por fim, se você leu até aqui, meus parabéns! Sinta-se uma pessoa extremamente comprometida com o próprio sucesso, pois poucos se comprometem verdadeiramente em buscar informações e experiências que as ajudem a crescer.

* Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. 

Para mais informações sobre elogios clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre