Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Apresentação pessoal: Quando a pressa é inimiga da perfeição

Apresentação pessoal: Quando a pressa é inimiga da perfeição

22/03/2012 Flávia Quintella

Quem me conhece sabe o quanto bato na tecla da importância da imagem pessoal, principalmente no mercado de trabalho. Estar sempre bem vestida e apresentável é primordial para quem quer chegar ao topo.

O que fazer quando a pressa falar mais alto? Aconselho a parar por um minuto e pensar na atitude que vai tomar, pois pode mudar – e muito – o rumo das coisas. Outro dia, uma cliente chegou numa reunião comigo com o vestido todo sujo. Nossa reunião era à noite e ela confessou que a filha a sujou às 7h00 da manhã, ao deixá-la na escolinha. Para não chegar atrasada no trabalho, optou por ir trabalhar (e passar o dia inteiro) toda suja.

Se eu puder dar um conselho, digo para voltar pra casa, se trocar e chegar um pouco atrasada na empresa. Celulares estão aí para isso: ligue e avise que vai atrasar. Imprevistos acontecem. E é melhor chegar atrasada a ir trabalhar com uma mancha enorme no meio da camisa. Sim, todo mundo repara na sujeira, no botão que está faltando, no rasgo, no furo, no sapato que precisa engraxar, no esmalte que está descascando, no cabelo emaranhado, na unha suja ou que precisa cortar, na barba por fazer, etc.

E você pode ser marcada justamente por esse único dia que deixou a pressa falar mais alto. Já pensou ser pega de surpresa numa reunião com a diretoria ou um cliente importante, justamente quando você não está apresentável? O chefe ou o cliente podem achar que você não tem um trabalho “limpo”, organizado, se forem julgar pela sua aparência. E quem pode condená-los? Você confiaria num cirurgião que está com a unha suja, camisa machada de gordura e casaco furados? Ficaria segura de que a operação seria um sucesso?

Duvido muito! Pense nisso quando acordar atrasada ou for pega de surpresa com algum imprevisto. E tenha sempre em mente que aparência conta e muito!

*Flávia Quintella é consultora de imagem e estilo.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves