Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aproveite o início do ano para fazer um investimento diferente

Aproveite o início do ano para fazer um investimento diferente

21/01/2014 Mauro Calil

Se todo início de ano temos uma tendência de estabelecermos uma série de novos planos, essa é mais uma oportunidade de darmos um novo rumo ao dinheiro, independente se for aquele que já está aplicado ou aquele que anda sobrando na carteira.

Iniciamos 2014 com muitas mudanças na economia e vale a pena listar algumas delas. Para começar temos uma elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que se refletiu muito na alta dos preços dos automóveis, móveis e eletrodomésticos.

Os impostos como o IPTU, IPVA, além do material escolar e das contas das férias, geralmente chegam com reajuste nos valores. Também encerramos 2013 com aumento no custo do orçamento doméstico, ocasionado, entre outras coisas, pela inflação que tornou o preço dos alimentos e bebidas 8,48% mais altos. Pode parecer um cenário desanimador, mas para não enfrentarmos os mesmos problemas financeiros de 2013, esse é um bom momento para fazermos algo novo pelo nosso dinheiro.

Pois, dessa forma, temos uma boa perspectiva para os outros meses do ano. Se notamos que mesmo possuindo o dinheiro aplicado não conseguimos elevar nosso padrão de vida, ou o valor investido não foi capaz de trazer mais conforto ou não realizou algum sonho de consumo, essa é a melhor hora de termos um plano alternativo. Isso se remete a comparar os produtos existentes no mercado financeiro com os oferecidos pelas instituições bancárias. Engana-se quem pensa que para fazer uma aplicação em Tesouro Direto, renda variável ou os fundos imobiliários, por exemplo, é necessário ter muito dinheiro ou ser experiente no mercado financeiro.

Um exemplo simples é o Tesouro Direto que consiste na venda de títulos públicos para pessoas físicas, com a segurança oferecida pela BM&FBOVESPA. Para iniciar uma aplicação nessa modalidade é permitido o investimento a partir de R$ 30,00, e todas as informações e a compra do título podem ser obtidas e realizadas pela Internet. E posso garantir que se você mudar hábitos dos pequenos gastos, que passam despercebidos no cotidiano, já poderá iniciar seu investimento no Tesouro Direto.

Procure realizar um investimento diferenciado nesse início de ano. Se no ano passado todos os seus recursos estavam disponíveis em caderneta de poupança e o seu rendimento foi praticamente nulo, é hora de mudar. Informe-se, procure conhecer as regras de outros investimentos, pois há ainda onze meses e meio para ter um novo cenário financeiro. Se entre sua lista de metas para 2014 estão àqueles planos ousados como viajar para o exterior, correr alguma maratona ou parar de fumar, um investimento diferenciado também irá requerer motivação, conhecimento e disciplina.

Coloque nas suas metas para este ano se dedicar quinze minutos por dia para entender as variadas possibilidades do mercado financeiro brasileiro. Assim, além de aprender a gerenciar sua renda, também aprenderá o valor real do seu poder de compra e como ser bem sucedido financeiramente. Aproveite esse momento para valorizar dois elementos muito preciosos: o tempo novo que está diante de nós e a valorização do seu patrimônio, que assim como você, também precisa de novos desafios em 2014.

*Mauro Calil é palestrante, educador financeiro, autor dos livros "Separe uma verba para ser feliz" e "A receita do bolo", e ex- gerente geral do Instituto Nacional dos Investidores (INI).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado