Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As cinco linguagens do amor

As cinco linguagens do amor

07/05/2015 Erik Penna

“A fonte de todo desejo é ser desejado.” (Jacques Lacan)

Apresento em minhas palestras comportamentais a importância da utilização da didática do amor em sala de aula. Mas como os educadores poderão empregá-la no âmbito profissional se grande parte deles não a conhece no quesito pessoal?

Eu penso que, quando estamos com o tanque cheio de amor em casa, fica mais fácil enfrentar e superar os desafios em nosso trabalho, afinal, só damos o que temos. Desta forma, divido com você 5 ótimas ferramentas descritas por Gary Chapman em seu livro intitulado “As cinco linguagens do amor”. Tal estudo tem mudado para melhor a vida de muitas pessoas propiciando benefícios significativos no relacionamento conjugal, afetivo e, consequentemente, no âmbito profissional.

Gary Chapman percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. E, quando o casal compreende a linguagem predominante de cada um no relacionamento, a conexão se estabelece, a harmonia prevalece, os cônjuges se sentem amados, aceitos, valorizados e coisas impressionantes acontecem. Na descrição abaixo, tente identificar qual é a sua primeira linguagem de amor. O autor prega que as pessoas se sentem amadas emocionalmente quando seus cônjuges lhes proporcionam:

1 - Palavras de afirmação

Elogios verdadeiros, palavras de admiração pessoal, reconhecimento profissional e frases de encorajamento. O psicólogo William James disse que é provável que a mais profunda necessidade humana seja a de ser admirado. Por exemplo: “Sua ideia é fantástica”; “Você está muito bonita neste vestido”, etc.

2 - Tempo de qualidade

A pessoa almeja ser ouvida, ficar junto da outra, ter uma conversa de qualidade. Ela deseja que o outro concentre 100% da atenção nela, mesmo que por alguns minutos, e que ele lhe dedique mais tempo para que possam realizar algumas coisas juntos. Exemplos: sentar no sofá para conversar com a televisão desligada; fazer uma caminhada juntos; se importar pra valer com o que o outro diz.

3 - Presentes

Presentes são símbolos visuais do amor, sejam eles comprados, feitos por você ou simplesmente sua presença disponível para seu cônjuge. Perceba que, antes de comprar um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. Exemplos: Pode ser um presente de 10 mil ou de 1 real, ou ainda o presente da sua presença no momento que o outro mais precisar.

4 - Atos de serviços

Valoriza e dá destaque ao servir. Fazer o almoço, ajudar a limpar a casa, cuidar do jardim, aspirar o pó do quarto, limpar o pente, tirar os cabelos da pia, etc. Exemplos como estes ou como o de Jesus quando lavou os pés dos discípulos, são verdadeiras demonstrações que a primeira linguagem de amor dessa pessoa seja atos de serviços.

5 - Toque físico

Inúmeras pesquisas na área de desenvolvimento infantil concluíram que os bebês que são constantemente levados ao colo, abraçados e beijados, desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que não recebem muito contato físico. O toque físico também é um poderoso veículo de comunicação para transmitir o amor conjugal. É fundamental o toque, um abraço e um beijo ao sair e ao chegar em casa, andar de mãos dadas pela rua, um agarrão repentino, um carinho nos cabelos, uma massagem nas costas e também o sexo constante.

Após essa descoberta, permita-se fazer um pouco de esforço para empregar a linguagem que faça o outro feliz e, com isso, você reascenderá a chama do amor. É interessante saber também que o Dr. Chapman afirma que a pessoa pode expressar amor por uma linguagem e dar amor por outra. O autor sugere que a pessoa experimente fazer uma lista das 4 coisas que mais gostaria que seu cônjuge lhe fizesse, entregue a ele e peça para que ele faça o mesmo.

Com isso, perceberão que fazer o outro feliz e se sentir amado pode ser mais fácil do que parece. O livro prega que a utilização das 5 linguagens do amor transformará da água para o vinho seus relacionamentos conjugais, com seus filhos, alunos e, consecutivamente, o ajudará na superação de metas e desafios profissionais. Certamente uma leitura indispensável para todos os casais, pais, líderes e professores. Concluo o texto com uma frase fantástica de Mahatma Gandhi que serve como um verdadeiro convite ao primeiro passo: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.

* Erik Penna é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves