Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As franquias que estão em alta em 2014

As franquias que estão em alta em 2014

17/05/2014 José Carlos Fugice Jr

As franquias não param de crescer no Brasil. Segundo um estudo da Associação Brasileira da Franchising (ABF), o setor faturou 115 bilhões de reais em 2013 - alta de 11,9% em relação ao ano anterior.

Esse foi um grande passo para o setor de franchising, que cresceu cerca de cinco vezes mais que o PIB nacional, que avançou apenas 2,3% no ano passado. Não é à toa que o Brasil é o terceiro maior país em número de marcas, segundo o ranking do World Franchise Council, atrás apenas da China e da Coréia do Sul.

Atualmente são cerca de 2.700 franquias com a ABF, sendo que 277 novas franquias surgiram em 2013. Tudo indica que o ritmo forte das franquias no Brasil vai se manter em 2014. Mas, para você pegar sua fatia desse bolo que não para de crescer, é preciso ficar atento aos setores que parecem mais promissores em franchising. Empresas nos ramos de alimentação, hotelaria, locadoras de carros e serviços de nicho, como centros de treinamento e capacitação de profissionais, podem crescer bastante neste ano.

Entre os vários momentos para começar a investir, poucos são tão propícios quanto 2014. Como se não bastasse a expectativa de crescimento econômico maior do que o registrado no ano passado, a passagem da Copa do Mundo tem o potencial de alavancar os negócios de franquias. Entre as opções, alimentação é uma aposta segura. Um setor que sempre cresce está com ainda mais possibilidades, já que o aumento dos salários no Brasil incentivou as pessoas a comerem fora de casa.

Vale lembrar que é um setor que pode ser explorado no Brasil inteiro. Outros setores que podem avançar estão muito próximos dos grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas. Vale ficar atento em hotelaria, responsável por acomodar tanto os turistas estrangeiros, como os próprios brasileiros vindos de outras regiões. Aluguel de carros e escolas de línguas também deverão crescer muito antes e durante os eventos. Apesar de o ano ser considerado importantíssimo para o crescimento econômico do Brasil, é importante que alguns investidores tomem cuidados no momento de investir seu capital em algumas franquias.

Para empreendedores que pensam em investir em algo momentâneo durante a Copa do Mundo, com pensamento de grandes lucros apenas no mês do evento, a dica é que os cuidados com o investimento devem ser dobrados. Investir com pressa, é óbvio, faz o risco ser maior do que um projeto de longo prazo. Além disso, é preciso que o investidor tenha noção de que, mesmo se der tudo certo, o evento é momentâneo e seu lucro, por este motivo, também estará de passagem.

De modo geral, vale a pena ficar de olho nesse setor que tem perspectivas para lá de otimistas. Contudo, pesquisar e estudar bem o negócio que se pretende investir é a melhor maneira para tomar a decisão acertada. Não se pode esquecer que, em geral, franquias são investimentos de médio e longo prazo. Ter um bom capital ou até outras fontes de renda enquanto o negócio engrena é a única opção para não transformar seu sonho em pesadelo.

*José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes