As franquias que estão em alta em 2014
As franquias que estão em alta em 2014
As franquias não param de crescer no Brasil. Segundo um estudo da Associação Brasileira da Franchising (ABF), o setor faturou 115 bilhões de reais em 2013 - alta de 11,9% em relação ao ano anterior.
Esse foi um grande passo para o setor de franchising, que cresceu cerca de cinco vezes mais que o PIB nacional, que avançou apenas 2,3% no ano passado. Não é à toa que o Brasil é o terceiro maior país em número de marcas, segundo o ranking do World Franchise Council, atrás apenas da China e da Coréia do Sul.
Atualmente são cerca de 2.700 franquias com a ABF, sendo que 277 novas franquias surgiram em 2013. Tudo indica que o ritmo forte das franquias no Brasil vai se manter em 2014. Mas, para você pegar sua fatia desse bolo que não para de crescer, é preciso ficar atento aos setores que parecem mais promissores em franchising. Empresas nos ramos de alimentação, hotelaria, locadoras de carros e serviços de nicho, como centros de treinamento e capacitação de profissionais, podem crescer bastante neste ano.
Entre os vários momentos para começar a investir, poucos são tão propícios quanto 2014. Como se não bastasse a expectativa de crescimento econômico maior do que o registrado no ano passado, a passagem da Copa do Mundo tem o potencial de alavancar os negócios de franquias. Entre as opções, alimentação é uma aposta segura. Um setor que sempre cresce está com ainda mais possibilidades, já que o aumento dos salários no Brasil incentivou as pessoas a comerem fora de casa.
Vale lembrar que é um setor que pode ser explorado no Brasil inteiro. Outros setores que podem avançar estão muito próximos dos grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas. Vale ficar atento em hotelaria, responsável por acomodar tanto os turistas estrangeiros, como os próprios brasileiros vindos de outras regiões. Aluguel de carros e escolas de línguas também deverão crescer muito antes e durante os eventos. Apesar de o ano ser considerado importantíssimo para o crescimento econômico do Brasil, é importante que alguns investidores tomem cuidados no momento de investir seu capital em algumas franquias.
Para empreendedores que pensam em investir em algo momentâneo durante a Copa do Mundo, com pensamento de grandes lucros apenas no mês do evento, a dica é que os cuidados com o investimento devem ser dobrados. Investir com pressa, é óbvio, faz o risco ser maior do que um projeto de longo prazo. Além disso, é preciso que o investidor tenha noção de que, mesmo se der tudo certo, o evento é momentâneo e seu lucro, por este motivo, também estará de passagem.
De modo geral, vale a pena ficar de olho nesse setor que tem perspectivas para lá de otimistas. Contudo, pesquisar e estudar bem o negócio que se pretende investir é a melhor maneira para tomar a decisão acertada. Não se pode esquecer que, em geral, franquias são investimentos de médio e longo prazo. Ter um bom capital ou até outras fontes de renda enquanto o negócio engrena é a única opção para não transformar seu sonho em pesadelo.
*José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias.