Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As marcas de uma marca

As marcas de uma marca

09/05/2018 Adilson Roberto Gonçalves

O dia 4 de maio é tido como o dia de Star Wars (May, the Fourth).

Reflito sumariamente sobre algumas marcas que a saga me trouxe. A simbologia faz com que muitos vão assistir aos filmes trajados como os personagens, segurando sabres de luz, o que não me compraz.

Porém, guardei o ingresso quando da estreia da segunda trilogia (A Ameaça Fantasma), que na verdade é a primeira, exibida depois de 22 anos de Uma Nova Esperança. Essa realocação das trilogias confunde os não aficionados.

Os nomes dos personagens é também uma marca de Star Wars e nem sempre é trivial reconhecê-los. Outro símbolo cultivado é a suposta oposição entre Star Wars e Star Trek. Aquela tida como religiosa, esta como científica. Não comungo dessa opinião e assisto à “concorrente” sem ressentimentos.

Há farta literatura ficcional utilizando o universo desenvolvido na saga, tanto com livros fieis ao enredo mostrado nos filmes, como os chamados spin offs, mantendo esse universo, mas com histórias que derivam – e muito – do que os produtores/diretores estão trazendo a público.

Conseguir ler o conjunto todo é tarefa ingrata não apenas pelo volume, mas também porque se luta contra a decepção com a forma que o autor conduz os personagens, conflitando com alguns cânones.

Rogue One, uma história alocada pouco antes do episódio IV, acabou por ser um filme até melhor que o episódio VII, O Despertar da Força, por não insistir nos atores principais da trilogia que deu origem à saga.

Contou um pedaço importante da forma como os rebeldes conseguiram os planos da Estrela da Morte, apesar de haver um erro de continuidade, pois no episódio IV o comandante dá a entender que a destruição de Alderaan seria a primeira vez do uso da força do aparato, mas a Estrela da Morte já havia sido usada para destruir Scarif, onde estavam armazenados os planos.

Com a morte de Carrie Fisher, a atriz que faz a princesa Leia, a utilização de imagens digitais ou de arquivo poderá deixar as sequências dos filmes mais artificiais, nada que os fãs não superem. Discussões à parte, meu querido Yoda, apenas que gosto afirmar posso!

* Adilson Roberto Gonçalves é pesquisador no IPBEN – Unesp de Rio Claro, membro da Academia Campineira de Letras e Artes e da Academia de Letras de Lorena.

Fonte: Oscar Alejandro Fabian D Ambrosio - ACI



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.