Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As novas ferrovias. E as antigas?

As novas ferrovias. E as antigas?

18/06/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

As gigantes na produção de grãos unem-se e pretendem investir na construção de seis novas ferrovias, com quase 5 mil quilômetros, que constituirão alternativas para o escoamento das safras.

A noticia é auspiciosa e demonstra que a historia simplesmente se repete, mudando apenas o pano de fundo de cada época. Nos séculos passados, os produtores de café uniram-se e construíram a maior parte das ferrovias de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Paraná.

Mas, os revezes da própria economia e os interesses políticos e até estratégicos levaram as estradas ferro a caírem encampadas pelos governos, que as exploraram, sucatearam e abandonaram. Hoje temos vergonhosos cemitérios de trens no lugar da outrora florescente via de transporte e desenvolvimento. A falência das ferrovias é atribuída à opção pelo rodoviarismo e à atuação dos cartéis de caminhões, pneus, combustíveis e outros. Independente do que tenha produzido o abandono, hoje vivemos também o caos rodoviário.

Todas as modernizações do setor têm sido insuficientes para fazer frente aos congestionamentos e ao crescente número de acidentes e prejuízos ao usuário e à economia nacional. Paradoxalmente, ao lado da rodovia congestionada, encontramos o absurdo da ferrovia ociosa. Os trilhos servem apenas para trazer problemas e atravancar os centros urbanos que, no passado, ajudaram a implantar. Os governos atuais – como sucessores daqueles que promoveram o desleixo – precisam encontrar uma solução.

Ainda que não atendam aos saudosistas que pensam no trem de passageiros, é preciso dar uma utilidade ao que ainda resta do vasto patrimônio. Existem mercadorias com perfil adequado para serem transportadas pelo trem e, hoje, seguem em imensos caminhões, meio mais caro de locomoção e prejudicial às nossas estradas.

Os técnicos do setor conhecem muito bem a divisão dos modais e seu funcionamento nas diferentes regiões da Europa e Estados Unidos, de onde derivam nossos serviços de transporte. Para consolidar o desenvolvimento econômico, o Brasil precisa colocar cada carga no seu devido modal e, preferencialmente, fazê-los funcionar de forma integrada. Ferrovia, rodovia, hidrovia, aerovia e cabotagem não podem ser concorrentes. Precisam ser complementares...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes