Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As TOP 5 tecnologias nos esportes que você vai adorar

As TOP 5 tecnologias nos esportes que você vai adorar

15/08/2013 Renato Leite

Talvez você não saiba (ou mesmo não se lembre), mas a “menina dos olhos” na tecnologia de transmissão esportiva um dia foi o recurso de “Replay”.

Sim, essa capacidade quase óbvia de poder rever uma jogada na televisão já arrancou lágrimas dos mais fanáticos por esportes, fazendo-os se perguntar que inovações viriam destes fantásticos laboratórios de tecnologia e suas invenções maravilhosas. Muita coisa mudou. Transmissões simultâneas, em HD ou full HD, as câmeras aéreas, o super slow motion da copa passada, e mesmo as transmissões à cores, também já emocionaram os expectadores dos esportes.

Hoje essas tecnologias são obrigatórias e nos passam batido, dando espaço a outras novidades que surgem sempre ao redor de grandes eventos esportivos, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Vou revelar aqui o que devemos ver nos próximos eventos seja na tela de uma televisão, em um tablet, celular ou no telão de um estádio perto de você.

Ball Tracker: câmeras inteligentes já detectam e interpretam o humor das pessoas. Elas identificam rostos, sugerem caminhos, indicam roupas, estradas e te recomendam tirar uma soneca se perceberem que está com sono ao dirigir. As câmeras com os chamados “ball trackers” podem não só acompanhar a bola nos melhores ângulos mas também calcular sua velocidade, altura, aceleração, ângulo e fazer um tira-teima em tempo real para verificar se a bola entrou no gol.

Atualmente uma tecnologia que “vetoriza” a trajetória da bola combina a captação e interpretação de seu movimento com a ajuda de sete câmeras que – posicionadas em diferentes ângulos - podem prever se a bola vai de fato chegar ao gol.

RFID como tira-teima: o RFID é uma tecnologia que permite a identificação por radiofrequência através de sinais que recuperam e armazenam dados de posicionamento remoto com dispositivos denominados “etiquetas” de RFID. Essa tecnologia pode ser implantada nos jogadores, detectando com altíssima precisão seu posicionamento no campo, calculando sua velocidade e rendimento. A mesma tecnologia pode ser implantada na bola e nos árbitros, conferindo ainda mais credibilidade nas avaliações de penalidades e validação de decisões da arbitragem.

M2M - Face & Voice Recognition: essa tecnologia pode ser aplicada para agilizar a entrada dos torcedores nos estádios, evitando tumultos e filas. O face recognition, ou reconhecimento facial, já funciona na Europa e nos EUA. Sua precisão é tanta que em alguns casos já é considerada tão eficaz quanto às impressões digitais. Há alguns anos atrás, durantes os tumultos nas ruas de Londres, ela permitiu a identificação e localização de criminosos responsáveis por prejuízos ao patrimônio. Nos jogos ela pode reconhecer os jogadores e avaliar seu rendimento, probabilidade de acerto ou erro, e sugerir inclusive quando deve ser substituído.

Drones: ainda em fase de testes para uso civil, os drones prometem ser a próxima grande inovação no universo esportivo. Entregando a capacidade de captar, sincronizar e trazer imagens em ângulos nunca imaginados em altíssima resolução, (e logo mais em 3D!) estes veículos aéreos não tripulados entregam uma nova experiência ao telespectador. Atualmente, o maior desafio em sua implantação é exatamente conciliar a segurança de seu vôo (geralmente por cima dos torcedores e jogadores) junto a uma captação de imagens de qualidade.

Por enquanto seu controle feito 100% por humanos ainda expõe falhas e desafios. Para essa tecnologia de controle e navegação se tornar efetivamente mais segura, muitos fatores devem ser levados em consideração, como o reconhecimento de jogadores, a percepção do campo, a altura e velocidade da bola. Consegue imaginar o limite do uso de uma câmera voadora de alta definição? Nem nós. O céu é o limite. O RFID, Ball Tracker e inputs de GPS associados aos drones certamente irão nos permitir espetáculos cada vez melhores.

Big Data: a observação e interpretação de dados certamente nos proporcionará inputs que alterarão não só a qualidade dos jogos, mas também seus resultados, influenciando as escolhas táticas e possiblitando jogos e resultados cada vez mais complexos.

“Novas sugestões e possibilidades” surgirão por conta da compilação de informação nos bancos de dados que permitirá que técnicos e treinadores conheçam melhor jogadores e times e prevejam resultados baseados em estatísticas, probabilidades e mesmo na previsão do tempo. A utilização do Big Data nos esportes será um “divisor de águas”, ou melhor, um “Game Changer”, que ainda nem começou a ser devidamente explorado.

O homem vem de uma longa pesquisa para chegar onde está hoje eentregar uma experiência cada vez mais completa e envolvente do telespectador com seu esporte favorito.Então seja lá qual for sua expectativa com relação aos jogos que vai assistir por aqui nos próximos anos, lembre-se: quando se trata de tecnologia o impossível é temporário e o céu é o limite.

* Renato Leite - Orange Business Services.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes