Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Assessor de imprensa: porque você precisa de um

Assessor de imprensa: porque você precisa de um

15/05/2020 Vera Lucia Rodrigues

Você está lançando um novo produto. Ou talvez um novo serviço.

Precisa comunicar uma fusão ou aquisição. Uma nova utilização para o mesmo produto. Avanço tecnológico ou para comentar como a queda do dólar pode impactar no seu negócio.

São todas possibilidades para a utilização de um bom esquema de assessoria de imprensa e relacionamento com o mercado.

Mas e nessa época de “Meu Deus”, onde só se fala em pandemia, remédios, ausência de leitos e de tratamentos como manter o nome pessoal, dos produtos e de sua empresa no noticiário de forma ética e produtiva. Principalmente, porque essa pandemia vai passar e ai como fazer para se manter na mente do consumidor?

A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação, e extremamente útil como fator diversificador no noticiário.

É hora de utilizar a imaginação para atingir e se fixar na mente do consumidor. Se você é advogado deve escrever sobre assuntos relevantes que possa atuar, se for psicólogo pode escrever sobre medos e fobias que estão afligindo a mente do consumidor.

Em última instância o que queremos é fixar o conceito de que assessoria de imprensa é uma forma permanente de relacionamento com o mercado via jornalistas e formadores de opinião. E se você quiser se destacar estabeleça relações entre o que é notícia hoje e o seu ramo de atividade.

E, acredite, um bom assessor de imprensa pode fazer isso por você e pela sua empresa. Com essa noção precisa, ele deve saber o que é pauta e para quem.

Ele vai transformar a sua empresa ou sua expertise em notícias, artigos, sugestões de pauta, para fazer com que você fique em evidência no universo corporativo dos receptores da sua mensagem e no universo midiático dos emissores do seu conteúdo.

Percebemos um resgate nessa epidemia do verdadeiro papel da imprensa. É claramente visível que as mídias consagradas e tradicionais, como emissoras de rádio e TV e jornais impressos e digitais, reconquistaram o seu papel de protagonistas na disseminação de informações confiáveis.

O bom e velho trabalho de reportagem e levantamento jornalístico tem trazido informações preciosas na cobertura da pandemia e de todos os impactos nas esferas da sociedade.

Nesse momento que vivemos, mais do que em qualquer outro, onde grande parte dos consumidores estão a frente das midas tradicionais, online ou sociais, o papel do assessor de imprensa torna-se mais importante do que nunca.

Me atreveria a dizer que nesse momento todos precisamos de um assessor de imprensa para chamar de seu.

* Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica a transformar clientes em fontes responsáveis de informação.

Fonte: Vervi Assessoria



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: