Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Avaliação Psicossocial: Foco na saúde e segurança do colaborador

Avaliação Psicossocial: Foco na saúde e segurança do colaborador

23/08/2021 Alessandra Pinatti Kinjo

O processo de avaliação psicossocial permite identificar quais são as características psicológicas necessárias e importantes para que um indivíduo consiga desempenhar suas atividades de maneira segura.

Este processo de avaliação tem o objetivo de responder a duas questões:

O indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?

Existem no mercado vários instrumentos que podem ser utilizados para mensurar essas características psicológicas, como testes psicológicos para avaliação da cognição (atenção, memória e inteligência); testes de personalidade que podem fazer um prognóstico do comportamento desse colaborador em situações de maior pressão e inventários para ansiedade, depressão, estresse, resiliência, entre outros.

Como está o contexto organizacional em relação aos fatores de riscos psicossociais?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) descreve como os aspectos para definir a interação dinâmica entre o trabalhador e seu trabalho.

De um lado, o trabalhador com suas experiências, vivências e necessidades, do outro, os aspectos relacionados ao trabalho - ambiente, conteúdo e tarefas.

Essa interação pode ser positiva quando oferece suporte, proteção e promoção de saúde aos trabalhadores, e negativa quando pode ser ameaçador, perigoso e de riscos para o trabalhador, nesse caso são chamados de fatores de riscos psicossociais.

Quando nessa situação o desequilíbrio prevalece e o trabalhador não detém condições internas para lidar com esses fatores, podem gerar distúrbios emocionais, comportamentais e problemas à saúde.

Alguns dos sintomas relacionados à exposição dos fatores de riscos psicossociais estão relacionados à ansiedade, depressão, problemas do sono, isolamento, abuso de substâncias psicoativas, agressividade, inibição da capacidade de concentração e tomada de decisão. Além das consequências à saúde, pode ser percebido danos físicos, sociais e psicológicos.

Existem condições de trabalho que podem aumentar a ocorrência dos riscos psicossociais, como cargas de trabalho excessivas; falta de clareza na definição das funções; falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho; má gestão de mudanças organizacionais e insegurança laboral; comunicação ineficaz; falta de apoio de chefias e colegas, relações interpessoais difíceis; existência de assédio agressão e violência e dificuldade em conciliar o trabalho e a família.

Os fatores de riscos psicossociais podem deixar o trabalhador em situação de maior vulnerabilidade e colocá-los em risco de adoecimento.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os transtornos mentais são a terceira principal causa de concessão de benefícios previdenciários para trabalhadores com registro formal.

De um modo geral esses transtornos decorrem dos fatores de riscos psicossociais, com base nos dados da Previdência Social, observou-se que em 80% dos afastamentos de trabalhadores por problemas de saúde mental foi estabelecido nexo de causalidade associado aos diagnósticos de depressão, ansiedade e transtornos de estresse.

A expansão da Avaliação Psicossocial para outras atividades seria muito importante para buscar ações preventivas e promoção da saúde do colaborador, trazendo vários benefícios para as organizações, tais como: diminuição do absenteísmo e de afastamento, aumento da produtividade, criatividade, desempenho e qualidade e no trabalho desenvolvido, retenção de talentos entre outros.

Por fim, é extremamente importante que os profissionais de recursos humanos, gestores e psicólogos pensem sobre o quanto essa pandemia pode ter ou estar influenciando a saúde dos colaboradores e como os mesmos estão vivenciando todas essas mudanças impostas nesse período.

Surge então a necessidade de pensarmos numa Avaliação Psicossocial que contemple medidas de diagnóstico, rastreamento e monitoramento da saúde mental desse colaborador, para elaboração de plano de ação e de apoio às pessoas para a construção de saúde e segurança.

* Alessandra Pinatti Kinjo é consultora comercial da Vetor Editora, Mestre em Psicologia pela USP - Ribeirão Preto.

Para mais informações sobre Avaliação Psicossocial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vetor Editora



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.