Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Avanços contra a Hepatite C

Avanços contra a Hepatite C

23/03/2012 Dr. Marcelo Mendonça

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 170 a 200 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo pelo vírus da hepatite C (HCV) e 350 mil pessoas morram por ano devido às complicações da doença.

Especialistas trabalham com a hipótese que dois milhões de brasileiros sejam portadores do HCV e dados apontam que entre 1 e 5% dos infectados morrem em consequência da cirrose ou do câncer de fígado, as mais temíveis complicações da doença.

A hepatite C é atualmente a principal causa de transplante hepático nos países desenvolvidos e aproximadamente 80% dos pacientes não apresentam quaisquer sintomas, o que dificulta a detecção precoce e o tratamento que impede a evolução para as formas crônicas da doença.

Por este motivo, é importante manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de rotina. Ela é considerada uma epidemia silenciosa e a cura só é obtida em aproximadamente 48% dos casos. Como a grande maioria dos infectados não desenvolve sintomas, acabam transmitindo o vírus para outras pessoas pelo contato com o sangue infectado.

A maioria dos pacientes só procura tratamento quando a doença atinge seu ápice, levando a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

A doença também pode ser transmitida verticalmente (da mãe para filho). Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, concluiu que pacientes infectados com o vírus da hepatite C crônica que não tiveram resposta às terapias mais comuns, podem ser beneficiados a partir da adição direta de novos agentes antivirais. O novo coquetel atenua os efeitos colaterais do tratamento e promete ajudar pessoas que não tiveram resposta aos métodos antigos.

Em outro estudo recente, pesquisadores da Oxford University publicaram resultados promissores com uma vacina para a Hepatite C. No estudo, 41 voluntários saudáveis produziram uma forte resposta protetora sem o aparecimento de efeitos colaterais indesejáveis. Agora, o próximo passo será aplicar a vacina em pessoas com risco de infecção por hepatite C para entender como elas reagem.

Embora os resultados ainda sejam preliminares, uma luz no fim do túnel passou a ser visualizada e a comunidade científica aguarda ansiosamente os próximos passos da pesquisa. Os resultados positivos alcançados serão de importância fundamental para o controle da doença em um futuro próximo. Mas por enquanto, prevenir-se é o melhor remédio.

* Dr. Marcelo Mendonça, chefe do departamento de Infectologia do Hospital Santa Paula.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves