Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Beleza e relacionamento amoroso

Beleza e relacionamento amoroso

04/08/2016 Flávio Melo Ribeiro

A beleza ajuda na atração inicial entre as pessoas? Sem dúvida que sim. Mas garante o sucesso do relacionamento?

Anos atrás fui convidado à realizar um workshop de relacionamento amoroso numa universidade do interior de Santa Catarina, num evento denominado semana da psicologia, nesse evento apresentei como fio condutor da palestra a importância de um relacionamento amoroso proporcionar condições para que o outro seja feliz e com isso criar um ambiente propício a sua própria felicidade.

Em determinado momento veio a discussão sobre a beleza e o quanto isso era levado em consideração numa relação amorosa. Hoje em dia são gastos bilhões de reais na busca da melhor aparência, de um corpo saudável, bonito e acima de tudo atraente.

Isto tudo dentro de um padrão de beleza difundido pela mídia e apoiado pelas indústrias que se beneficiam. Diante disso, a beleza ajuda na atração inicial entre as pessoas? Sem dúvida que sim. Mas garante o sucesso do relacionamento? Não! Por mais bonita e legal que seja uma pessoa, um dia a idade leva a beleza embora.

Também há pessoas belas que ninguém quer por perto em função do seu comportamento, outras bastam abrir a boca e imediatamente se tornam desinteressantes. Além disso a beleza é particular, as pessoas variam no gosto e no que acham importante.

Mas se não é a beleza que contribui de forma primordial para a longevidade do relacionamento amoroso, o que é mais importante? Uma vez li um artigo que recomendava a pessoa casar-se com alguém que gostasse de conversar, pois na velhice é isso que vai sobrar.

Outro texto citava que escolhesse alguém que fizesse seu mundo mais bonito. Mas realmente tem algum ponto que contribui de forma primordial para longevidade do relacionamento? Na realidade é um conjunto de fatores que ajudam, nesse artigo vou citar um.

A psicologia identificou que toda pessoa, desde pequena, forma um Projeto de Ser determinada pessoa no mundo e busca durante sua vida realiza-lo. Quando identifica que a pessoa que está se relacionando amorosamente é importante para realização do seu projeto, tende a sentir-se mais próximo e a manter laços.

Caro leitor, talvez você esteja se questionando: mas como identifico meu Projeto de Ser, porque isso é importante e porque o outro, através das afinidades de projetos, é fundamental na minha vida? Este será o tópico do artigo da semana que vem.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.