Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

Bons pensamentos previnem doenças de inverno

06/08/2014 Tamara Grigorowitschs

Tirar os cachecóis do armário, testar aquela nova receita de sopa e se deliciar com um bom chocolate quente são algumas das muitas diversões daqueles que apreciam o inverno.

Entretanto, se para muitas pessoas o inverno está associado à realização de certas atividades prazerosas, há uma categoria de “pensamentos invernais” que certamente não agrada: as assim chamadas “doenças de inverno”.

Você já percebeu que, antes mesmo de o inverno chegar, grande parte do pensamento coletivo parece estar esperando ou prevendo a manifestação de doenças associadas ao inverno?

É interessante notar que diversos estudos enfatizam a natureza mental desse processo e revelam que as ideias, sentimentos e aspirações acalentados no pensamento produzem efeitos concretos sobre a saúde e o bem estar.

Então, se “prevenir” é uma palavra-chave nesse momento, nada como começar com o próprio pensamento. Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras (de Mary Baker Eddy), obra que traz importantes contribuições a respeito das relações entre a consciência e a saúde, revela que manter a consciência repleta de bons pensamentos atua como um importante agente preventivo. A autora diz: “Envolves teu corpo no pensamento e deverias delinear nele pensamentos de saúde, não de doença” (p. 208).

Muitas pessoas estão colocando em prática essas ideias e experimentando os efeitos benéficos dessa forma de pensar. Andressa Guterres é uma delas, pois superou fortes resfriados, que a incomodaram durante muitos invernos de sua infância. O medo ao contágio e à suscetibilidade de adquirir doenças associadas a determinadas épocas do ano se desvaneceram à medida em que foram substituídos por pensamentos de calma, segurança e harmonia. Hoje a chegada do inverno não a atemoriza e os resfriados recorrentes não fazem mais parte de sua experiência.

Cultivar bons pensamentos não é um simples fruto do positivismo ou da força de vontade; significa reconhecer que a Mente divina origina tudo aquilo que é bom, puro e saudável, além de aceitar esse fato para si mesmo e para os demais. Pensar dessa forma permite desatar as amarras mentais do medo ao contágio e levar uma vida mais saudável.

Assim como as flores volvem-se naturalmente para luz, todos podem naturalmente dirigir o pensamento a essa fonte mais elevada de saúde e harmonia, para desfrutar da liberdade de viver saudavelmente em qualquer época do ano.


* Tamara Grigorowitschs é Doutora em Sociologia e, como Assistente do Comitê de Publicação da Ciência Cristã, escreve sobre saúde, espiritualidade e bem-estar.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes