Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil precisa de reforma política

Brasil precisa de reforma política

03/05/2007 Divulgação

Desde a série de escândalos que atingiram o Governo Lula no final do seu primeiro mandato, que temos sentindo intensificar a necessidade de fazer a reforma política sair do papel e das boas intenções, para se tornar realidade em nosso País.

Hoje boa parte deles já quase esquecidos pela sociedade brasileira, inclusive vimos estarrecidos alguns dos protagonistas da maior lambança registrada da República, retornar aos sofisticados gabinetes de Brasília, como se nada houvesse acontecido. Para corrigir essas distorções do nosso sistema de governo, a reforma política se faz necessária urgentemente.

Já tivemos oportunidade de expressar nossa opinião a respeito do assunto, em alguma vezes, destacando que Já tivemos oportunidade de expressar que a democracia é o melhor sistema de governo, apesar de todas as suas imperfeições. Ela constitui um desafio político, que só tem sentido porque valoriza a liberdade humana, mesmo com todos os riscos e implicações da liberdade, especialmente quando não é utilizada em favor da justiça social, nem na defesa do bem comum. Então, o mal não está nem na liberdade nem na democracia, mas no uso que se faz dessas possibilidades.

A democracia precisa fortalecer seus instrumentos disciplinares, que coíbam o mau uso da liberdade, que impeçam as aberrações decorrentes quando o homem público coloca seus interesses particulares acima dos interesses da comunidade a qual representa. O que precisamos, na verdade, é aprimorar os mecanismos de coibição daquilo que obscurece a boa prática democrática.

Ressaltamos também que não se justifica nenhum apelo ao autoritarismo para debelar a corrupção no País. É com democracia, de forma inteligente e ética, que encontraremos os meios lícitos de conter a corrupção, se não conseguir erradicá-la totalmente, ao menos minimizá-la o máximo possível, para que haja vida saudável, confiança nas instituições e desenvolvimento humano.

Nesse sentido que a reforma política é o melhor instrumento para que sanemos os males existentes no sistema democrático e o dotemos de mecanismos que otimizem práticas políticas mais saudáveis, que faça vigorar leis que protejam o cidadão de oportunismos e demagogias tão freqüentes.

Temos que estar atentos também para que o governo não aproveite a reforma política para justificar seu apetite por mais tempo de mandato, aprovando emenda que acabe com a reeleição, mas ampliando o atual mandato em um ou dois anos, como vem se especulando. Os atuais governantes (sejam do Legislativo ou do Executivo) foram eleitos para um mandato de quatro anos.

Postergar esse período é casuísmo, outra prática inaceitável que devemos superar na vida política nacional.

Esperamos que realmente os parlamentares desta atual legislatura afirmem a vontade política em promover esta tão necessária reforma, priorizando, entre outros pontos relevantes, a fidelidade partidária e o voto distrital.

Torçamos que venha logo a reforma, para o bem de todos os brasileiros.

Escrito por Dr. Valmor Bolan, reitor da UNIBERO-SP.

 



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: