Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil quer Felipão de volta

Brasil quer Felipão de volta

13/07/2010 Valmor Bolan

Não adianta a mídia tapar o sol com a peneira. O Brasil perdeu uma grande oportunidade de conquistar este ano o Hexa, e não foi por falta de conselho, de opinião, de muita gente dizendo o que tinha que ser evitado, e quando se viu, o povo brasileiro ficou estupefato pelo papelão do segundo tempo do jogo contra a Holanda.

Um time que se esfacelou depois de levar um gol contra, mostrando ao país a falta  de garra e dedicação, numa hora em que parece ter os jogadores se esquecido que estavam jogando uma Copa do Mundo. Aquele segundo tempo refletiu concretamente o estado de ânimo dos jogadores, talvez somente o goleiro Júlio César e Lúcio tiveram mesmo noção do que estava acontecendo e não mediram esforços para dar o melhor de si. Os demais, simplesmente não se deram conta de que milhões de brasileiros acompanhavam aquele momento, esperando ao menos que o time mantivesse o 1 x 0, conseguido no primeiro tempo.

Após a partida, foi difícil para o goleiro Júlio César dar a entrevista, reconhecendo que o Brasil estava fora da Copa pelo desequilíbrio emocional dos jogadores, num jogo em que o Brasil jogou bem no primeiro tempo e ganhava a partida. Mesmo assim, não foi fácil encontrar palavras para explicar o que aconteceu, e dali em diante cada um foi buscando uma explicação, mas o fato é que primeiramente o modelo autoritário de gestão da equipe, por parte do técnico Dunga, foi um dos motivos mais acentuados. Dunga não entendeu que futebol é arte e não guerra, e agiu com arrogância, visível inclusive naquela entrevista na Globo, em que indagou irado e sarcástico ao jornalista: "Algum problema?" e na carta paranóica de despedida dirigida ao Ricardo Teixeira,aliás o verdadeiro culpado por tudo ao apoiar a filosofia “conventual” e “prisional” do Técnico.

Sim. Havia não apenas um, mas vários problemas, que Dunga preferiu ignorar, e com sapato alto e seu sobretudo à la Herchcovitch, se julgou auto-suficiente e acabou dando no que deu, mostrando que cabeça-dura não traz resultados  satisfatórios. Dunga foi mesmo cabeça-dura, e isso ficou explícito no quanto fracassou seu estilo de liderança(ou melhor de chefão), quando a equipe que liderava, se desmontou psicologicamente, ao levar apenas um gol, não sabendo o que fazer para se recompor e prosseguir, num jogo  em que o Brasil tinha tudo para ganhar, e sem muita dificuldade.

O jeito turrão de  comandar a seleção também irritou o povo brasileiro, quando Dunga foi surdo aos muitos apelos para que convocasse os jogadores Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, e outros, que estavam à altura do desafio de uma Copa. Mas que o técnico auto-suficiente preferiu ignorar, por considerá-los moleques demais. Mas futebol não é para moleques? Não foram moleques como Pelé e Garrincha (nas Copas de 1958 e 1962) ou mesmo Romário (na de 1994), que foram capazes de grandes feitos em campo, honrando assim a camisa da seleção brasileira?

Não é a toa que uma das comunidades muito procuradas no Orkut tenha sido a que pede Felipão de volta. Que saibamos aprender e se preparar, de fato, para a Copa de 2014, para que possamos ter um grande campeonato em nosso País, resgatando o futebol-arte que todos desejamos.

* Valmor Bolan é Doutor em Sociologia, Diretor da Universidade Corporativa Anhanguera e de Relações Institucionais da Anhanguera e Reitor do UNIA.



O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan