Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

18/08/2016 Francisco Américo Cassano

A admissão da Venezuela, como Membro Efetivo do MERCOSUL.

Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

A admissão da Venezuela, como Membro Efetivo do MERCOSUL, foi objeto de ardiloso estratagema montado pelos governos do Brasil e da Argentina: aproveitando o período de suspensão do Paraguai, que estava retardando essa aprovação por divergências políticas, a Venezuela foi efetivada rapidamente e aproximou ainda mais os países sul-americanos de viés político contrário aos Estados Unidos da América.

No Regimento do MERCOSUL está prevista uma rotatividade semestral para a Presidência do bloco. Como essa rotatividade é realizada em ordem alfabética, nesta oportunidade cabe a Presidência ao governo da Venezuela. Ocorre que tanto a Argentina e o Paraguai, em eleições livres, como o Brasil, em função de impeachment presidencial, contam com nova linha de política externa e divergente do bolivarianismo que há muito tempo domina o pensamento político da região.

Assim, há forte rejeição para a posse do presidente venezuelano na Presidência do MERCOSUL. Tal rejeição se materializou com a demonstração de que a Venezuela não cumpre metas definidas regimentalmente e que a torna impedida de tomar posse até que tais metas sejam satisfeitas.

Diante disso, o Uruguai – que exerceu a Presidência no último período e que é o único aliado do governo bolivariano da Venezuela – quer manter a rotatividade e luta para que a sua posse seja imediata. Tendo em vista que o governo brasileiro – através do Ministério das Relações Exteriores – tem interesse em estabelecer uma nova diretriz política e econômica para o MERCOSUL – e que tem o total apoio da Argentina e do Paraguai – foi criado um impasse o Uruguai.

Diante desse impasse, e para estender a discussão para outros fóruns, o Uruguai está utilizando um convite efetuado pelo governo brasileiro, para exploração conjunta de oportunidades de negócios em outros mercados, como sendo uma “compra de voto ilegal” para a sua concordância com o impedimento da Venezuela.

Apesar da forte reação do governo brasileiro, com a convocação do embaixador uruguaio para explicações sobre tal afirmação, essa divergência continuará por mais algum tempo até que o MERCOSUL consiga eliminar o bolivarianismo que comandou as suas relações nos últimos tempos e que forme prósperos e novos horizontes para todos.



Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.


Como a quarentena provocou o êxodo urbano para cidades que oferecem mais qualidade de vida

A pandemia e as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas precisassem adaptar a rotina de trabalho, estudos, lazer e até de saúde, trazendo estas atividades para dentro de casa.


A era do fogo chegou

Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, já teve 16% de todo território queimando.


Autoconhecimento: uma regra de ouro da vida

Há quem os critique, há quem os ame; eles já me resgataram do fundo poço e lhes sou grata: os livros de autoajuda.


Você tem curso universitário?

Naquela macia manhã de domingo, fui com meu pai, à missa, na igreja de Santíssima Trindade.


Voto é interesse. Não é direito, nem dever…

A partir desta quarta-feira (16), os mais de 5600 municípios brasileiros já conhecem os homens e mulheres que pretendem governá-los ou ser vereadores entre 01/01/2021 e 31/12/2025.


7 tendências em Analytics que estão mudando a área financeira

Segundo a consultoria McKinsey, mais de 90% dos 50 principais bancos do mundo utilizam, de forma avançada, a tecnologia de análise de dados, também conhecida como Analytics.