Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

18/08/2016 Francisco Américo Cassano

A admissão da Venezuela, como Membro Efetivo do MERCOSUL.

Brasil x Uruguai: Reflexos da Venezuela Bolivariana

A admissão da Venezuela, como Membro Efetivo do MERCOSUL, foi objeto de ardiloso estratagema montado pelos governos do Brasil e da Argentina: aproveitando o período de suspensão do Paraguai, que estava retardando essa aprovação por divergências políticas, a Venezuela foi efetivada rapidamente e aproximou ainda mais os países sul-americanos de viés político contrário aos Estados Unidos da América.

No Regimento do MERCOSUL está prevista uma rotatividade semestral para a Presidência do bloco. Como essa rotatividade é realizada em ordem alfabética, nesta oportunidade cabe a Presidência ao governo da Venezuela. Ocorre que tanto a Argentina e o Paraguai, em eleições livres, como o Brasil, em função de impeachment presidencial, contam com nova linha de política externa e divergente do bolivarianismo que há muito tempo domina o pensamento político da região.

Assim, há forte rejeição para a posse do presidente venezuelano na Presidência do MERCOSUL. Tal rejeição se materializou com a demonstração de que a Venezuela não cumpre metas definidas regimentalmente e que a torna impedida de tomar posse até que tais metas sejam satisfeitas.

Diante disso, o Uruguai – que exerceu a Presidência no último período e que é o único aliado do governo bolivariano da Venezuela – quer manter a rotatividade e luta para que a sua posse seja imediata. Tendo em vista que o governo brasileiro – através do Ministério das Relações Exteriores – tem interesse em estabelecer uma nova diretriz política e econômica para o MERCOSUL – e que tem o total apoio da Argentina e do Paraguai – foi criado um impasse o Uruguai.

Diante desse impasse, e para estender a discussão para outros fóruns, o Uruguai está utilizando um convite efetuado pelo governo brasileiro, para exploração conjunta de oportunidades de negócios em outros mercados, como sendo uma “compra de voto ilegal” para a sua concordância com o impedimento da Venezuela.

Apesar da forte reação do governo brasileiro, com a convocação do embaixador uruguaio para explicações sobre tal afirmação, essa divergência continuará por mais algum tempo até que o MERCOSUL consiga eliminar o bolivarianismo que comandou as suas relações nos últimos tempos e que forme prósperos e novos horizontes para todos.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves