Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Brasileiros no exterior e estrangeiros no Brasil

Brasileiros no exterior e estrangeiros no Brasil

20/05/2010 Divulgação

A imprensa publica diariamente notícias sobre maus tratos a brasileiros no exterior. Há casos de compatriotas presos e deportados em Frankfurt, na Alemanha, em Londres, na Inglaterra, na África do Sul e em outros lugares. Isso sem falar nas humilhações a que nossa gente é submetida em aeroportos, tendo que tirar a roupa, e a se sujeitar à ironia e má vontade de funcionários grosseiros, muitas vezes despreparados para o seu trabalho.

No ano passado, demos destaque, neste espaço, às ofensas feitas ao músico brasileiro Dudu Nobre por um comissário de bordo da American Airlines, em um vôo de Nova York ao Rio de Janeiro. Até hoje, ignoramos se alguma providência foi tomada a respeito.

Contribui para agravar o mal-estar provocado por esse noticiário o fato de que não há informação sobre a reação de nossos consulados diante das afrontas. Vêm de longa data reclamações de brasileiros que enfrentam problemas como esses no exterior. É mencionada freqüentemente a falta de apoio e, mesmo, o desinteresse de nossos funcionários nessas situações. É preciso que o Itamaraty, que tanto tem feito para ampliar a presença do Brasil no mundo – no que parece ser uma prioridade traçada pelo ministro Celso Amorim – haja com maior vigor nesses casos. Cabe também um olhar mais atento das autoridades brasileiras aos estrangeiros que, acolhidos em solo brasileiro, praticam aqui irregularidades de todo o tipo.

Qual é a situação de milhares de forasteiros que vivem na Amazônia? Sabe-se que nem todos têm o perfil da freira Dorothy, uma cristã que pagou com a própria vida a posição tomada em defesa de gente humilde oprimida pelo mandonismo local. Muitos estrangeiros se tornam grandes proprietários de terras na Amazônia e em outros lugares do país. Nas cidades litorâneas, um grande número deles pode ser visto nos bares da orla, consumindo drogas e em atitude de intimidade com meninos e meninas que, em muitos casos, os acompanham depois a motéis. Há verdadeiras redes de prostituição e pedofilia, que vivem do dinheiro farto de pessoas desse tipo. É preciso que se faça alguma coisa urgente.

O Brasil, pela sua importância no mundo, deixou de ser, há muito tempo, uma republiqueta latino-americana. É preciso, sem mais delongas, adotar uma postura condizente com o novo status do país.



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.