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Capacitação de funcionários em cursos de idiomas online

Capacitação de funcionários em cursos de idiomas online

30/12/2009 Divulgação

Atualmente, há uma grande carência no mercado de trabalho de profissionais qualificados, principalmente que tenham o domínio da língua inglesa.

Neste cenário, muitas companhias passaram a investir em cursos de inglês para os funcionários e a buscar novos métodos de ensino. Outra tendência é que as corporações migrem de programas de benefício para programas de capacitação, nos quais os colaboradores têm seu aproveitamento acompanhado frequentemente por meio de avaliações de desempenho. A diferença é que os funcionários costumam encarar o benefício que as empresas oferecem apenas como um “curso grátis”, por isso faltam às aulas, não estudam de fato e não valorizam o investimento aplicado pelo empregador. Já no programa de capacitação, os funcionários são avaliados e têm seu desempenho acompanhado pela área de Recursos Humanos das companhias. Esse tipo de programa consegue mensurar os resultados na prática e o desempenho dos colaboradores no aprendizado do idioma. Desta forma, a empresa pode avaliar se o valor investido está sendo bem aplicado ou não.

O controle dos investimentos de uma companhia, seja ela de pequeno ou grande porte, é imprescindível, principalmente, em momentos de crise. Porém, muitas empresas não controlam esses investimentos corretamente por falta de metodologia ou controle técnico. Neste contexto, se destacam as escolas de inglês especializadas em planos corporativos, que oferecem técnicas de mensuração de retorno de investimento como um diferencial para a área de Recursos Humanos das companhias. Outro ponto interessante é que, em apenas um ano, o número de estudantes de graduação no ensino a distância quase dobrou no Brasil. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), em 2008 eram 760.599 alunos matriculados em cursos a distância, 91% a mais do que em 2007, quando 396.766 pessoas cursavam a modalidade educacional.

O número de instituições que oferecem a graduação a distância acompanhou o crescimento e passou de 97 instituições em 2007 para 145 em 2008. O e-learning reduz os custos sensivelmente, além de diminuir os gastos com deslocamento. Outra vantagem do treinamento a distância para as empresas é ser uma forma de capacitar um número maior de colaboradores. Além disso, o número de horas de treinamento a distância é maior que o de treinamento presencial, pois os funcionários podem estudar na empresa ou em casa, pela Internet, uma ferramenta rápida, de fácil acesso e que propõe comodidade ao usuário.

*Rogério Meireles é gerente geral da EF Corporate Language Training do Brasil - divisão da Education First (EF), a maior companhia privada de educação em todo o mundo.



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