Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Células tronco para tratamento dermatológico

Células tronco para tratamento dermatológico

30/06/2012 Daniela Landim

Rejuvenescimento com células-tronco é a revolução na Medicina disponível no campo dermatológico, com resultados fantásticos.

Apresentado nos principais congressos internacionais, os tratamentos com célula-tronco já são realidade no Brasil. O uso de células-tronco para o tratamento dermatológico se dá a partir da retirada de um pedaço de pele, através de uma pequena biopsia ou mesmo de restos cirúrgicos de uma lipoaspiração.

Feita a coleta do material, este é congelado em nitrogênio líquido (criopreservação) e encaminhado para o laboratório especializado. No processo, separam e multiplicam as células, os fibroblastos que têm como sua função básica produzir colágeno e elastina, encontrados na derme, para disponibilizar em seringas em meio aquoso ou em ácido hialurônico, que serão injetadas na área do tratamento.

Injetadas estas células na derme, os fibroblastos vão produzir colágeno e elastina, com isso conseguimos reverter o envelhecimento das áreas afetadas. Podemos tratar deformidades de contorno facial, sulcos, cicatriz de acne, envelhecimento e flacidez. Aplicadas em áreas como a face, joelho, cotovelo, colo e pescoço.

Conforme passa o tempo, há uma melhora progressiva dos resultados. O nome desse tratamento inovador é Revitacel. É seguro e tem como maior vantagem a ausência de alergias, rejeição ou crescimento desordenado, pois os fibroblastos são autólogos, ou seja, do próprio paciente. Outro ponto forte do tratamento é a manutenção da longa duração desse processo, que está em torno de quatro anos.

Não há faixa etária limite para adesão desse tratamento, pois a literatura comprova que mesmo o paciente idoso, recupera sua capacidade proliferativa quando mantidas e expandidas em cultura. Somente não é indicado para pessoas que são portadoras de doenças autoimunes sistêmicas em fase ativa e doenças do colágeno.

Dentro do arsenal terapêutico atual, este é um dos tratamentos de ponta. São poucos os médicos que aplicam essa técnica. Devemos salientar que apesar de ser um grande trunfo da dermatologia, os tratamentos como: o laser, uso de protetores solar e de antioxidantes e uma boa hidratação são indispensáveis para otimizar qualquer tratamento rejuvenescedor.

* Dra Daniela Landim é dermatologista, com pós-graduação em Medicina Estética.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.