Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Censura Seletiva – Funk do Bolsonaro

Censura Seletiva – Funk do Bolsonaro

29/09/2018 Bady Curi Neto

A paródia tem como objetivo a comédia, o humor, mesmo que picante.

Segundo publicado na página eletrônica do Estadão, em 24 de setembro, apoiadores de Jair Bolsonaro se reuniram em marcha da família no domingo (23), em Recife, onde em apoio ao candidato à Presidência da República, entoaram cânticos com ofensas.

A música cantada é na realidade uma paródia do funk “Bonde na Favela”, do MC Reaça, que de forma jocosa e dentro da liberdade de expressão do humor sarcástico, ressalta a direita e debocha as feministas.

Consta na letra os seguintes versos: “Dou pra CUT, pão com mortadela/E pras feministas, ração na tigela/As mina de direita, são as top, mais bela/Enquanto as de esquerda têm mais pelo que cadela” e “Maria do Rosário não sabe lavar panela/Jandira Feghali nunca morou na favela/Luciana Genro apoia os sem-terra/Mas não dá o endereço pra invadirem a casa dela”.

Em nota, a Comissão da Mulher Advogada da OAB de Pernambuco manifestou seu total repúdio à música, concluindo que: “Em tempos em que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil, segundo dados do Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, qualquer partido político, seja ele de direita ou de esquerda, ofenda publicamente uma coletividade de mulheres, reforçando a cultura machista e misógina que, infelizmente, ainda insiste em matar muitas mulheres todos os dias”.

A paródia, via de regra, tem como objetivo a comédia, o humor, mesmo que picante, realizado a partir de um poema, música, filmes e outras formas de arte, em que se mantém a estrutura, modificando o sentido. A paródia, ao contrário do plágio, tem seu viés crítico e sátiro, enquanto este é a imitação ou apropriação indevida de um texto, música, etc.

Faz-se necessário essa distinção, pois os ouvintes da paródia sabem que a intenção é satirizar, fazer graça, utilizar-se do humor, não tendo o condão da ofensa direta. Seria uma piada, que pode ser interpretada de mau gosto, mas, comumente, sem a intenção da agressividade direta e gratuita.

O que as feministas de plantão, com ouvidos tão sensíveis diante do humor, manifestaram quando o ex-presidente Lula, hoje presidiário, referiu-se às feministas do PT: “Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido? ”.

O que diriam as feministas quando as letras de funk, cantadas em todas as classes sociais, tratam diretamente as mulheres como objeto sexual, cadelas, vagabundas e outros adjetivos?

Apenas alguns exemplos, de cuja as letras, me permito, mesmo que constrangido, a transcrevê-las, pois as demais são impublicáveis: O Mc MM, na letra “Adestrador de Cadela”, utiliza dos seguintes versos: “Sabe aquelas minas cachorras, piranhas, sapecas? ”; “pega, bota na tcheca e depois solta na banguela”. O Mc Jhey, em música “Predador de Perereca” canta “pra três ela senta, nós três ela mama” e “sapeca a pepeca, divide essa tcheca”.

O machismo, a misoginia e qualquer outra forma de preconceito deve ser combatida com veemência, mas, falar de uma paródia, sem combater a degradação moral das músicas acima, deixa transparecer, mesmo que não o seja, que o combate não é ao humor e sim aos apoiadores do candidato.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes