Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ceticismo ainda impera na gestão de Cloud CRM

Ceticismo ainda impera na gestão de Cloud CRM

19/07/2012 Vanessa Boldrini

Quando pensamos em soluções em cloud computing, logo imaginamos soluções imediatas, projetos rápidos, baixo custo e autonomia de implantação.

Mas nos esquecemos de que, em contrapartida aos aspectos ágeis, são requisitos básicos para o cliente: excelência em conhecimento, alto entendimento de seu negócio, senioridade no conhecimento de conceitos e, inclusive, na solução em questão.

Com relação aos produtos de Cloud CRM, para obtermos uma implantação de soluções rápidas em tempo adequado, dentro da modelagem do processo de cada organização, é fundamental haver uma gestão de projetos apta e com vasta experiência para tomadas de decisões e mudanças de estratégia de condução de forma precisa.

Comprovadamente, além do gerente de projetos, uma metodologia estruturada conduzida com alta eficiência na comunicação com os principais stakeholders efetiva o sucesso da entrega desse tipo de projeto. Afinal, CRM é um conceito que envolve processos, não apenas um produto ou ferramenta. A empresa que deseja iniciar uma implantação de solução CRM deve se preocupar, antes de tudo, em ter os processos que envolvam os conceitos de CRM bem definidos. Só assim a implantação será simplificada.

Por causa do processo ágil que um projeto em Cloud requer, há  certo ceticismo com relação ao uso de metodologias de gerenciamento de projetos. Muitas organizações acreditam que não precisam de um projeto estruturado para esse tipo de implantação. Há previsões, inclusive, de que em breve não haverá mais serviços para implantações dessas soluções.

Entretanto, na prática, as organizações continuam necessitando de garantias de entrega e de soluções aderentes a seus processos. Isso significa que as implementadoras assumem um novo papel: o de se especializar em processos – não mais em implantações isoladas de produtos e soluções.

O gerenciamento de projetos continua fundamental para que seja possível visualizar em tempo real o desfecho de qualquer implantação. Obviamente, o tempo é ainda mais determinante, já que a Cloud está intrinsecamente ligada à entrega rápida e eficaz. Entregas menores, com resultados mais rápidos, fazem parte desse tipo de projeto.

E por mais que um projeto seja parecido com outro já realizado, é sempre singular. Um fator crítico de sucesso é a identificação da matriz de responsabilidades. É fundamental entender bem a participação de cada pessoa dentro do projeto e conquistar o envolvimento da alta direção – tanto para o patrocínio, como para a tomada de decisões com velocidade.

O Cloud CRM, para ser um sucesso, tem de ser encarado como prioridade dentro da empresa. O gerente de projetos efetivo deve ter clareza do escopo inicialmente contratado. Esse é um dos tópicos mais importantes de todo o projeto, somado à comunicação efetiva. Além do escopo, é importante que todas as atividades estejam bem estruturadas e a equipe seja reconhecida por seu alto desempenho.

O projeto tem início a partir de um diagnóstico realizado para identificação dos processos-alvos de implantação da solução. A equipe responsável pelo diagnóstico deve conhecer conceitos de CRM e também os produtos de interesse para análise da aderência. Com base no levantamento do escopo é possível planejar o tempo, a equipe e os custos que serão envolvidos, bem como as funcionalidades nativas e as específicas. Nessa fase é desenhada a solução – que deve ser entregue de forma efetiva, sanando todas as dúvidas que possam surgir nesse momento.

Vale ressaltar que todas as etapas envolvidas – do desenho à implantação de fato – devem ser gerenciadas com monitoramento e controle rígidos, além de reuniões para direcionamentos e tomadas de decisão, mitigação dos riscos, comunicação aberta e direcionamento de todos os envolvidos no projeto. Quando o projeto é priorizado e conta com processos bem definidos, com uma boa gestão, comunicação ágil e aberta, além de uma equipe de alta performance,  os objetivos esperados e planejados são mais facilmente atingidos, independentemente da solução escolhida.

Vanessa Boldrini é gerente de projetos CRM da UNIONE.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre