Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cinco tecnologias para o varejo em 2018

Cinco tecnologias para o varejo em 2018

22/04/2018 Thiago Chueiri

Informação se torna, a cada dia, a commodity mais importante do mundo.

Para provar a tese, a Forbes comparou, no começo deste ano, os rankings das empresas mais valiosas em 1967 e em 2017. No primeiro, IBM, AT&T, Kodak, GM e Standard Oil lideravam; no segundo, Apple, Alphabet, Microsoft, Amazon e Facebook formaram o Top 5.

Isso diz muito sobre o momento que vivemos e também sobre o que veremos pela frente no curto prazo. O conceito de big data já é um ativo fundamental para alavancar negócios e turbinar a carteira de clientes - em todas as latitudes.

Por essas e outras razões, em 2018, creio que vamos assistir a mais um round da guerra do varejo para entender o consumidor online, principalmente o Millennial, que requer doses extras de atenção para ser conquistado.

O ano será de consolidação de algumas tecnologias com as quais estamos começando a nos acostumar, mas também veremos um crescimento bastante acelerado de outras que precisam se tornar onipresentes para que os novos modelos de negócio no varejo possam deslanchar.

A seguir, um pouco do que imagino como principais tendências em tecnologia para o varejo.

Os dispositivos móveis serão usados para fazer compras como nunca antes

Esta já é praticamente uma realidade, pois, a cada estação, o índice aumenta, até porque comodidade e praticidade estão na pauta do consumidor há muito tempo - tempo, aliás, que é o ativo mais raro no mundo. Além disso, a popularização dos aplicativos de e-commerce tornaram mais simples adquirir bens e serviços pelo celular.

Segundo dados de pesquisa que a MindMiners realizou a pedido do PayPal no ano passado, mais de 25% dos e-commerces brasileiros já são responsivos. E os sites mobile first, ou seja, prontos para receber clientes que navegam por smartphone e/ou tablet, terão papel cada vez mais fundamental nesse processo de migração das estações de trabalho para os dispositivos móveis.

Isso significa também que o consumidor anda mais propenso a fechar negócios via aplicativos - demonstração de que os investimentos em segurança e logística por parte das empresas estão sendo recompensados. Quem apostou nesse mercado parece já estar colhendo frutos.

Na Black Friday do ano passado, por exemplo, segundo números do Ebit, o share de pedidos de compras feitos via celular aumentou 81,8% na comparação com 2016: quase 30% dos pedidos foram realizados por meio de dispositivos móveis. Ou seja, os apps são mesmo uma aposta interessante para 2018.

PMEs terão apps para smartphone e venderão mais

Aqui a expressão de ordem é "preço acessível". O que já foi uma impossibilidade econômica para os pequenos e médios empresários está se tornando um horizonte a ser considerado. Refiro-me ao alto preço (quase proibitivo) de se criar um aplicativo para dispositivos móveis em um passado recente.

Pois esse empecilho vem deixando de ser uma barreira. E por dois motivos essenciais: o primeiro, mais players no mercado capazes de escrever programas por valores "pagáveis"; o segundo, mais consumidores comprando online, o que significa que o investimento tem mais chance de retorno hoje do que ontem.

O desafio, ainda, é desenvolver um app que ofereça ao cliente uma experiência de compra rica o suficiente para convencê-lo a manter o programa instalado em seu device. Mas, em se tratando de um mercado (este também) em que impera a lei da oferta e da demanda, tenho certeza de que vamos chegar a bom termo no curto prazo e as PMEs terão, à disposição, aplicativos tão intuitivos quanto as grandes empresas de varejo.

O ano da realidade virtual e da realidade aumentada

Segundo alguns renomados especialistas do mercado de varejo que estiveram no NRF Retail´s Big Show, maior evento mundial do setor, que acontece anualmente em Nova York, é bom ficar de olho nessas duas tecnologias que se completam.

Sim, ainda é algo incipiente, mesmo nos Estados Unidos, mas grandes varejistas norte-americanos apresentaram propostas bastante interessantes durante o encontro - e esse tipo de iniciativa, como se sabe, tem alto potencial de multiplicação, como rastilho de pólvora, porque trata-se de tecnologias muito intuitivas e quase inacreditavelmente lúdicas.

Graças a elas, o consumidor poderá, por exemplo, "ver" como um móvel novo ficaria em sua sala. Ou o caimento de uma roupa. Com auxílio dos óculos de VR, o cliente pode, virtualmente, caminhar por uma loja e escolher diretamente nas gôndolas. Parece coisa de ficção científica, é verdade.

Mas já está no horizonte e acenando para nós. Ainda este ano, ambas as tecnologias estarão disponíveis para o pequeno varejo lá fora - e algumas experiências podem chegar ao mercado brasileiro, mesmo que discretamente, como teasers ou demos.

Mais um ano de avanços na AI

Pessoas não fazem transações pela alegria da experiência de pagamento. Ao contrário, elas pagam para experimentar a alegria e o valor dos produtos/serviços de que precisam ou querem. É para isso que as fintechs e os players do varejo trabalham: melhorar a experiência do cliente, aumentando sua segurança e mitigando o risco inerente a qualquer transação financeira - principalmente online.

A missão primária será fazer isso tornando essa experiência de pagamento quase invisível, por meio do uso inteligente de diferentes fatores biométricos que podem identificar uma pessoa e o dispositivo no qual ela está realizando uma transação - ao mesmo tempo em que também confirma os requisitos de regulamentação e conformidade da transação.

O reconhecimento de voz ou facial, impressões digitais, a maneira como você segura o dispositivo, a pressão aplicada ao tocar a tela, a rapidez com a qual você digita etc. serão combinados em um mix com enorme potencial de segurança e conforto para os usuários.

Isso fará com que as experiências de pagamento P2B, B2B e P2P continuem a evoluir de modo vertiginoso, gerando, aí sim, maior prazer e alegria para os clientes. Este será mais um ano de crescimento maciço do uso da chamada Inteligência Artificial (AI) por parte das fintechs e dos players de varejo.

Lojas serão ultratecnológicas


Mais um passo no que há algum tempo chamamos de "experiência de compra". Porém, em um nível ainda mais alto e interessante. Se você pensou em lojas como a que o Amazon lançou recentemente em Seattle, pode estar certo. A empresa criou uma grocery store sem caixas nem atendentes.

Todas as gôndolas estão conectadas a um sistema que "entende" que produtos foram retirados, quem está comprando e quanto os itens comprados custam. Basta ao cliente colocar o que quer levar em uma sacola e sair da loja. Outra opção que deve crescer muito por aqui é a entrega de produtos por empresas de mobilidade urbana.

Drones ainda são uma realidade distante no País, mas o conceito de "levar a loja até sua casa" vem ganhando terreno. São tempos interessantes estes em que vivemos. O importante é manter a mente aberta, porque a tecnologia, ao mesmo tempo em que impõe desafios a todos que atuam no varejo, também oferece novos e instigantes cenários para trabalhar.

* Thiago Chueiri é diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

Fonte: MSL Group



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves