Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cloud Computing: 6 questões que as PMEs devem avaliar

Cloud Computing: 6 questões que as PMEs devem avaliar

22/12/2011 Marcos Chiavone

A movimentação do mercado indica que a computação na nuvem chegou para ficar e é um caminho sem volta. Ainda existem dúvidas sobre o que é computação em nuvem (Cloud computing) e a sua relação com a comercialização de software como serviço (SaaS).  Normalmente as duas tecnologias estão associadas, já que uma complementa a outra.

Cloud é basicamente a utilização de recursos (servidores, programas, processamento, etc) remotamente e, independente de se este recurso estar em outra cidade ou país, desde que via Internet, você possa acioná-lo de onde quer que esteja sem a necessidade de investir em infraestrutura ou mesmo aquisição de sistemas. Já SaaS é a forma comercial na qual os softwares (normalmente hospedados ou baixados da nuvem) deixam de ser licenciados no modelo tradicional e passam a ser considerados como prestação de serviços, de forma que o usuário paga efetivamente pelo que utiliza, sem investimentos antecipados, preocupações com versões e com a garantia da escalabilidade crescente ou decrescente. Gradativamente, mais empresas irão adotar soluções envolvendo cloud computing.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria Frost & Sullivan, a tecnologia está na prioridade dos  CIOs brasileiros: pelo menos 44% deles já têm um conhecimento mediano sobre o assunto e 66% das empresas de grande porte devem investir na computação na nuvem. Outra pesquisa, realizada pelo Gartner em nove países entre Junho e Julho deste ano, afirma que 95% das empresas consultadas vão manter ou elevar os investimentos na tecnologia de software como serviço e que 30% delas já migraram definitivamente seus aplicativos e sistemas para esta tecnologia. Segundo este mesmo estudo, a utilização de SaaS pelas empresas é relativamente recente, 70% dos atuais usuários migraram para este modelo nos últimos três anos, ou seja, embora a tecnologia exista há mais de dez anos, sua efetiva utilização pelo mercado demorou para começar, mas agora apresenta um crescimento exponencial.

Historicamente, o conceito de cloud computing ainda é muito novo e, principalmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) ainda têm dúvidas sobre algumas questões. Acredito que elas devem avaliar seis pontos principais antes de optarem pela adoção da tecnologia:

1-) Segurança. Algumas pessoas acreditam que irão compartilhar informações confidenciais e deixá-las espalhadas pelo espaço, o que definitivamente não é verdade.  É importante ressaltar que a estrutura de segurança existente nos servidores que hospedam os arquivos em Cloud é normalmente muito superior aos modelos tradicionais, já que estes grandes datacenters online utilizam de tecnologia de ponta.  Desta forma, para o mercado PME, a segurança se torna uma grande vantagem ao aderir a tecnologias em cloud e no modelo SaaS, pois poderão contar com esta estrutura robusta -  praticamente as mesmas usadas por instituições de grande porte - como se fosse o servidor da sua empresa. Por exemplo, as empresas que oferecem backup online garantem a segurança dos arquivos de várias formas, entre elas através de encriptação, ou seja, os dados são codificados na máquina do usuário e permanecem codificados (encriptados) no servidor na nuvem até que o próprio usuário, através de suas credenciais de acesso, opte por resgatá-los ao seu computador. Só então serão decodificados.

2-) Quem é o fornecedor? Da mesma forma que um serviço convencional, as organizações devem buscar empresas conceituadas e serviços com credibilidade no mercado. A mesma confiança que é dedicada, por exemplo, a comprar um software e instalar em suas máquinas, é necessária na contratação de um serviço em cloud. É preciso ter referência do fabricante e dos prestadores de serviço. Comece buscando um histórico da empresa, se oferece suporte técnico e quais as garantias oferecidas contra as possíveis adversidades. Além disso, é preciso entender exatamente quais são as finalidades da solução oferecida para ajustar as expectativas da organização.

3-) Link de Internet.  Este com certeza é o ponto de maior sensibilidade na adoção do modelo Cloud.  Infelizmente, a infraestrutura no Brasil ainda tem muito a evoluir. Não adianta contratar um serviço “maravilhoso” na nuvem sem um link de internet adequado, pois dificilmente a expectativa será atendida, independente da qualidade do fornecedor do serviço. Este, aliás, é um dos maiores cuidados para evitar possíveis frustrações. Alguns prestadores de Internet oferecem garantia de apenas 10% do total contratado (que é o mínimo garantido pela legislação).

4-) Escalabilidade  – Para as PMEs, ter uma solução com escalabilidade é extremamente racional.  Com a computação em nuvem, a tecnologia já está disponível de forma ampla, sem necessidades de adaptações no futuro.  À medida que a empresa cresce, não serão necessários novos investimentos na compra de licenças ou infraestrutura, apenas adequar a quantidade dos serviços já prestados. O mesmo ocorre se por algum motivo for necessário reduzir a quantidade, sem que existam problemas de qualquer espécie.

5-) Custos. A questão da escalabilidade leva imediatamente a discussão em relação às vantagens de custo para as PMEs ao investirem em cloud computing. Com soluções na nuvem, as empresas estão sempre adequadas ao seu momento. Isso evita, por exemplo, que havendo mudança da área de atuação ou redução do número de funcionários, que as licenças compradas no modelo tradicional sejam abandonadas.  A empresa deve sempre ponderar quais os custos vai ter no modelo tradicional e na adoção de softwares na nuvem. No modelo tradicional é preciso considerar investimentos em licenças, infraestrutura, servidores, no breaks, entre outros. A opção de SaaS está ligada à possibilidade de transformar gastos antecipados em despesas mensais adequadas ao volume de utilização, facilitando o fluxo de caixa e a adequação do investimento de informática à realidade da empresa.

6-) O que levar para a nuvem?  É importante ressaltar que qualquer serviço em cloud depende da internet.  Uma rede de supermercado, por exemplo, necessita que as informações sejam armazenadas internamente, mesmo que a empresa seja pequena. Os terminais dos caixas precisam acessar informações e trocar dados de forma constante, sem dependência externa. Em um caso como este, é desaconselhável trabalhar 100% na nuvem.

Já o e-mail, o backup e o antivírus na nuvem são soluções totalmente aconselháveis e já consolidadas pelo mercado. Existe uma previsão de que 50% dos e-mails no mundo estarão hospedados na nuvem dentro dos próximos três anos, porém para as PMEs esta adoção será ainda mais rápida. É um desafio muito grande manter um servidor de e-mail, dependendo do porte, pois requer uma manutenção considerável. Este é um bom exemplo para entender onde está a redução de custos. Basta contabilizar o custo de um servidor de e-mail, mais os respectivos softwares e comparar com o custo de manter um serviço baseado em web.  Além disso, as empresas podem contratar serviços adicionais como filtragem Anti-Spam e antivírus também na nuvem.

Marcos Chiavone* é diretor comercial da Distribuidora SaaS, empresa especializada em distribuição de softwares como serviço.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes