Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Começou, termine: filosofia de vida em qualquer tempo

Começou, termine: filosofia de vida em qualquer tempo

06/10/2020 Sandra Morais Ribeiro dos Santos

“Termine”. Esse foi o melhor conselho que já recebi na vida.

Palavras de meu pai ditas em momentos em que me sentia desmotivada ou extremamente cansada, com vontade de jogar tudo para o alto.

Essa palavra ainda ecoa em minha mente. Quantas oportunidades perdemos ao longo dos anos, simplesmente por não conseguir terminar o que começamos?

Em várias circunstâncias e momentos, somos desafiados a continuar mesmo enfrentando situações adversas. Muitos buscam a felicidade plena e constante em suas vidas. Isso é utopia.

A graça está em se conquistar momentos plenos, dia após dia, quando conquistamos pequenos sucessos, que, ao final, poderão se tornar grandes. Alguém já citou que o sucesso é justamente a soma de pequenos esforços diários.

Termine, lute contra seu eu, contra a procrastinação, contra o cansaço, as aflições da vida e os obstáculos. Termine. E faça bem feito, não de qualquer jeito, apenas por fazer.

Não simplesmente para agradar os outros. Faça bem, faça o melhor, de forma que olhe para trás e sinta orgulho de si mesmo, ainda que ninguém veja ou observe.

Ciclos precisam ser fechados. Tarefas precisam ser terminadas para que novas coisas possam acontecer. Seja o que for, termine o que está fazendo. Não desista.

Uma das formas disso se efetivar, o que descobri com o passar dos anos, é justamente dividir aquilo que parece grande em pequenas partes.

Tive um grande desafio há alguns anos e fiquei apavorada com o tamanho da proposta do projeto em relação ao tempo de efetivação.

Pensei comigo mesma – não vai ser possível, não há tempo para fazer tudo que é necessário para entregar o que me foi solicitado. Mas era uma oportunidade incrível. Não podia perdê-la.

Lembrei-me então de um ditado indiano - Como é que se faz para comer um elefante? - Divida-o em pedacinhos. Divida o projeto em várias tarefas menores, com metas alcançáveis dia após dia.

E sinta-se feliz por essas metas estarem sendo atingidas. Coloque num quadro à vista de seus olhos e festeje cada item riscado. Ao alcançar uma meta maior, comemore com algo significativo.

Aceitei o desafio. Executei o projeto e foi muito bom ver o resultado final. Mesmo que todo o esforço, a dedicação, o tempo, tenham ficado no obscurantismo, mas eu sei o que fiz e isso me dá orgulho de mim mesma.

Eu venci, consegui, terminei. Houve desanimo ao longo da caminhada? Sim. Vontade de parar? Com certeza. Mas as palavras de meu pai ecoavam dentro de mim: termine.

Não se entregue à procrastinação. Não se acostume com derrotas e perdas, não largue as coisas no meio do caminho, pois para que coisas maiores e melhores possam acontecer, os desafios diários precisam ser vencidos, precisam ser terminados.

Busque aprimoramentos, melhorar a cada dia, aprender algo novo. E sobretudo, termine o que você começou.

* Sandra Morais Ribeiro dos Santos é professora da Área de Humanidades da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: