Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a Gestão à Vista pode motivar sua equipe e aumentar a produtividade

Como a Gestão à Vista pode motivar sua equipe e aumentar a produtividade

08/04/2016 Humberto Mingoranze

Para falar de gestão à vista é preciso avaliar a importância da imagem para o ser humano.

O uso de imagens para retratar o ambiente é utilizado pelo homem há pelo menos 40 mil anos, quando se tem as primeiras formas escritas de comunicação: as pinturas rupestres.

Durante a história da humanidade a comunicação pela visão passou a ser ainda mais explorada quando foi retrata pelas artes visuais e com a revolução industrial.

Não é difícil de entender a importância da imagem para o ser humano. Segundo dados da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), 80% das informações processadas pelo cérebro vem através dos olhos.

Portanto o uso da gestão visual não é uma novidade, porém a forma que isso é feito pode ser considerada um diferencial para cada organização, porque muda o comportamento do grupo, tornando-o mais eficiente, produtivo e motivado.

O uso estratégico da Gestão Visual

Conforme relata o presidente da ISOFLEX, Gilberto Hartmann: “O gerenciamento visual é muito útil para revelar problemas e mostrar resultados. Com ferramentas simples, como quadros brancos personalizados, é possível integrar toda a equipe, pois não basta deixar a informação apenas disponível para os colaboradores, ela precisa estar à vista para todos”.

De acordo com Jeff Sutherland em seu livro “Scrum: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo”, a busca para criar um método de trabalho que tornam equipes comuns em grandes equipes. Uma de suas sugestões é uma reunião diária e rápida diante de um quadro de atividades, no qual todos do grupo compartilham a atividade que está realizando, o que fará no dia de hoje e quais obstáculos o impediram ou impedem de avançar.

Objetivos claros e transparência

É notável que as pessoas sentem-se mais engajadas quando sabem o que devem fazer, porquê devem fazer e o que a organização espera dela. Diversas pesquisas provam que os colaboradores sentem-se mais motivados quando percebem que fazem parte de algo e estão inseridos dentro de um contexto.

O Gerenciamento Visual permite que essa interação seja feita com mais facilidade, reunindo toda equipe em torno de um quadro para controlar indicadores, ações, problemas e compartilhar informações da organização. Esse simples comportamento aumenta a sensação de fazer parte de algo, pois o ser humano é um ser social e quanto mais estiver dentro de um grupo, melhores serão os resultados.

Elimine desperdício e bloqueios operacionais

O modelo de Gestão Toyota, desenvolvido pelo engenheiro Taiichi Ohno, prega que os desperdícios precisam ser eliminados rapidamente. Com o Gerenciamento Visual sendo realizado diariamente, a equipe citará o que os impede de executar suas atividades e cabe ao gestor do setor eliminar atividades que não geram valor.

É preciso combater o desperdício de forma ágil, pois ele afeta diretamente na produtividade e motivação do grupo. Assim, é necessário perguntar ao grupo, todos os dias, o que impede cada um de executar determinada tarefa? Ou o que poderia ser melhorado para que essa tarefa seja mais rápida? Desta forma, com o tempo, os desperdícios são eliminados e a equipe ganha mais produtividade.

Por onde devo começar a Gestão à Vista?

A Gestão Visual é o ponto inicial da estratégia. Não se preocupe em definir o melhor protótipo, apenas comece gerenciando os indicadores, metas e tarefas. Assim perceberá qual é o melhor modelo para sua equipe. Empresas que constroem os sistemas de Gerenciamento Visual com suas equipes obtém resultados mais sólidos.

Portanto comece a usar a gestão à vista hoje na sua organização, controlando suas ações e seus indicadores num quadro. Mostre para todos do grupo o que cada um pode fazer para atingir os resultados!

* Humberto Mingoranze é Gerente de Marketing e Estratégia.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado