Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

14/09/2021 Mario Belesi

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.

Em algumas empresas, essa nova velocidade exigida para o desenvolvimento de produtos já ultrapassou, inclusive, a capacidade de suas operações.

As companhias brasileiras estão diante de um novo ambiente cujo maior desafio é a necessidade de se adotar um canal de entregas mais ágil, colaborativo e sustentável – sob todos os aspectos e formatos possíveis.

Em um mundo que demanda rapidez e avanços consistentes, a capacidade de colaboração é, sem dúvida, essencial para a construção de projetos mais assertivos.

Nesse cenário, um capacitador chave para gerar essa sustentabilidade verdadeiramente mais abrangente é a cultura do reuso – não apenas em relação à capacidade de reaproveitar materiais e elementos, mas também com a implementação de uma infraestrutura preparada para catalogar, localizar e gerenciar conteúdo e dados.

Isso significa adotar processos de gerenciamento de conteúdo, com a definição de uma ou várias hierarquias de classificação dos dados para organizar as informações e, assim, endereçar às novas necessidades dos negócios pós-pandemia.

Estudos indicam que o gerenciamento eficaz de conteúdos sobre o processo de produção e sobre o reuso de materiais pode reduzir em até 70% o tempo necessário para o lançamento de um novo produto(conhecido como go-to-market). De imediato, portanto, as empresas ganham em agilidade para desenvolver suas inciativas.

Além disso, os sistemas de simulação 3D e de catálogo padrão de conteúdo tornam-se aliados-chave para o desenvolvimento mais acelerado de produtos, não somente para reduzir o tempo de lançamento no mercado, mas para diminuir os custos e prazos que antes eram necessários para a etapa de análises e de estudos.

A reutilização de dados de produtos, por exemplo, pode facilmente agilizar o avanço de design e composição de um novo projeto.

Em outras palavras, as aplicações colaborativas apoiadas em modelos de gestão padrão de conteúdo são importantes para a formação de uma visão científica, verificada e compartilhada entre os diferentes grupos envolvidos na operação, maximizando assim os esforços para uma narrativa de alto impacto.

A reutilização inteligente de informação permite que as empresas reúnam e enriqueçam seus dados, transformando pequenos avanços em grandes insights para decisões mais rápidas, melhores e lucrativas.

Ao dispor de bibliotecas e modelos para compartilhamento, as companhias abrem a oportunidade de promover o aprendizado entre diversos times e áreas.

As hierarquias de classificação podem ser adaptadas em um sistema ativo sem a necessidade de alterar o esquema de banco de dados subjacente.

Com isso, gerentes e especialistas ganham a opção de gerenciar suas pesquisas por conta própria, em vez de ter que passar por uma modificação custosa de todo o sistema de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM).

Por meio de uma plataforma de gestão de conteúdo destinada à integração desses conhecimentos, portanto, é possível tornar mais rápido o caminho com que os usuários podem localizar os ativos de que precisam e, dessa maneira, escalar suas descobertas.

Em contrapartida, vale sempre destacar que esse ambiente também assegura a possibilidade de se definir critérios como o direito sobre uso de dados, bem como controlar quem, quando e onde um determinado pacote de informações poderá ser utilizado para a construção de um novo projeto ou até mesmo de um produto.

A falta de um sistema eficiente de reutilização de conteúdos de produtos acabará por diminuir qualquer economia potencial que possa ser obtida pela empresa em longo prazo.

Por diversos fatores, perder o conhecimento gerado no desenvolvimento de um produto ou processo é um prejuízo no qual nenhuma organização jamais poderá se dar ao luxo de ter.

Por isso, entendo que a correta abordagem de reutilização de conteúdos gera agilidade ao processo de fabricação e inovação, com tarefas desafiadoras para as empresas.

É possível abordar lacunas de eficiência, maximizar o uso de recursos e conectar todos os agentes interessados em um grande ecossistema de melhoria contínua.

Tudo o que as companhias precisam para fechar o ciclo é uma plataforma digital integrada e colaborativa que impulsione a sustentabilidade. O Brasil ganhará muito com esses avanços.

* Mario Belesi é Diretor da Dassault Systèmes SOLIDWORKS para a América Latina.

Para mais informações sobre reciclagem clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Planin Comunicação



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado