Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

14/09/2021 Mario Belesi

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.

Em algumas empresas, essa nova velocidade exigida para o desenvolvimento de produtos já ultrapassou, inclusive, a capacidade de suas operações.

As companhias brasileiras estão diante de um novo ambiente cujo maior desafio é a necessidade de se adotar um canal de entregas mais ágil, colaborativo e sustentável – sob todos os aspectos e formatos possíveis.

Em um mundo que demanda rapidez e avanços consistentes, a capacidade de colaboração é, sem dúvida, essencial para a construção de projetos mais assertivos.

Nesse cenário, um capacitador chave para gerar essa sustentabilidade verdadeiramente mais abrangente é a cultura do reuso – não apenas em relação à capacidade de reaproveitar materiais e elementos, mas também com a implementação de uma infraestrutura preparada para catalogar, localizar e gerenciar conteúdo e dados.

Isso significa adotar processos de gerenciamento de conteúdo, com a definição de uma ou várias hierarquias de classificação dos dados para organizar as informações e, assim, endereçar às novas necessidades dos negócios pós-pandemia.

Estudos indicam que o gerenciamento eficaz de conteúdos sobre o processo de produção e sobre o reuso de materiais pode reduzir em até 70% o tempo necessário para o lançamento de um novo produto(conhecido como go-to-market). De imediato, portanto, as empresas ganham em agilidade para desenvolver suas inciativas.

Além disso, os sistemas de simulação 3D e de catálogo padrão de conteúdo tornam-se aliados-chave para o desenvolvimento mais acelerado de produtos, não somente para reduzir o tempo de lançamento no mercado, mas para diminuir os custos e prazos que antes eram necessários para a etapa de análises e de estudos.

A reutilização de dados de produtos, por exemplo, pode facilmente agilizar o avanço de design e composição de um novo projeto.

Em outras palavras, as aplicações colaborativas apoiadas em modelos de gestão padrão de conteúdo são importantes para a formação de uma visão científica, verificada e compartilhada entre os diferentes grupos envolvidos na operação, maximizando assim os esforços para uma narrativa de alto impacto.

A reutilização inteligente de informação permite que as empresas reúnam e enriqueçam seus dados, transformando pequenos avanços em grandes insights para decisões mais rápidas, melhores e lucrativas.

Ao dispor de bibliotecas e modelos para compartilhamento, as companhias abrem a oportunidade de promover o aprendizado entre diversos times e áreas.

As hierarquias de classificação podem ser adaptadas em um sistema ativo sem a necessidade de alterar o esquema de banco de dados subjacente.

Com isso, gerentes e especialistas ganham a opção de gerenciar suas pesquisas por conta própria, em vez de ter que passar por uma modificação custosa de todo o sistema de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM).

Por meio de uma plataforma de gestão de conteúdo destinada à integração desses conhecimentos, portanto, é possível tornar mais rápido o caminho com que os usuários podem localizar os ativos de que precisam e, dessa maneira, escalar suas descobertas.

Em contrapartida, vale sempre destacar que esse ambiente também assegura a possibilidade de se definir critérios como o direito sobre uso de dados, bem como controlar quem, quando e onde um determinado pacote de informações poderá ser utilizado para a construção de um novo projeto ou até mesmo de um produto.

A falta de um sistema eficiente de reutilização de conteúdos de produtos acabará por diminuir qualquer economia potencial que possa ser obtida pela empresa em longo prazo.

Por diversos fatores, perder o conhecimento gerado no desenvolvimento de um produto ou processo é um prejuízo no qual nenhuma organização jamais poderá se dar ao luxo de ter.

Por isso, entendo que a correta abordagem de reutilização de conteúdos gera agilidade ao processo de fabricação e inovação, com tarefas desafiadoras para as empresas.

É possível abordar lacunas de eficiência, maximizar o uso de recursos e conectar todos os agentes interessados em um grande ecossistema de melhoria contínua.

Tudo o que as companhias precisam para fechar o ciclo é uma plataforma digital integrada e colaborativa que impulsione a sustentabilidade. O Brasil ganhará muito com esses avanços.

* Mario Belesi é Diretor da Dassault Systèmes SOLIDWORKS para a América Latina.

Para mais informações sobre reciclagem clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Planin Comunicação



Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.