Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como acaso tornou famoso notável compositor

Como acaso tornou famoso notável compositor

03/12/2019 Humberto Pinho da Silva

Antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.

Quando, no final de Janeiro, de 1901, faleceu Verdi, as ruas de Milão, coalharam-se de mais de duzentas mil pessoas, para se despedirem do grande e riquíssimo compositor, que havia destinado a fortuna a Fundação, por ele criada, para acolher artistas idosos.

Mas, antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.

Filho de pobre negociante de vinho, raramente convivia com jovens da sua idade. Extremamente tímido, brincava sozinho; e sozinho passava os dias, apartado de todos.

Aos sete anos, coadjuvava nas tarefas da paróquia, e aprendia música com o organista, que tocava nas cerimónias religiosas.

Este, entusiasmado com o talento do rapaz, não se cansava de o gabar, por todos os locais de Busseto.

António Barezzi, era Presidente da Sociedade Filarmónica de Busseto, e proprietário de mercearia, muito afreguesada. Ouviu falar do talento musical de Verdi, e resolveu auxiliá-lo.

Inscreve-se, então, no Conservatório… mas fica reprovado! …Foi, depois, discípulo do Maestro Lavigna.

Por mero acaso, convidaram-no para substituir o Chefe de Orquestra, na estreita de: “ Criação”, de Haydn.

Verdi, apesar de receber várias propostas, regressa a Busseto, dedicando-se a ensinar música e a dirigir a Filarmónica.

Com vinte e seis anos, escreve a primeira ópera. Vive com dificuldade. A ópera agradou à Editora Ricordi, que a comprou. Também o empresário Merelli, encomendou-lhe três óperas.

Morre Margherita, sua mulher, filha do benfeitor Barezzi de Busseto. Bastante abalado, continua a trabalhar, afincadamente.

Entretanto Solera, escreve obra sobre Nabucodonosor. Inspirado no livro, Verdi, compôs: “Nabucco”. Na estreia, Verdi, está presente na orquestra. Foi um sucesso!

Mas…para admiração do compositor, uma manhã, todas as ruas, por toda a parte, só se via e se falava: Verdi.

Atónito, descobre rapidamente, que não era em sua homenagem, mas sim ao Rei Emanuel, prestada pelos seus admiradores, de forma velada: VERDI eram as iniciais de: Victor Emanuel Rei De Itália.

Por simples acaso, o compositor tornou-se famoso! …

Verdi, faleceu com 88 anos, a 27 de Janeiro, de 1901, cheio de glória. Eis, em resumo, a biografia de rapaz pobre, que morreu rico.

Rapaz introvertido, que se tornou famoso, pelo genial talento… e por simples acaso ou aproveitamento político.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.


Tendência de restruturações financeiras e recuperações judiciais para o próximo ano

A expectativa para o próximo ano é de aumento grande no número de recuperações judiciais e restruturações financeiras, comparativamente, aos anos de 2021 e 2020.