Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como anda sua autoconfiança?

Como anda sua autoconfiança?

24/03/2014 Lisi Lisboa e Viviane Janoni

O essencial para desenvolver autoconfiança é criar situações de ter atitudes e vê-las dando certo, de agir e colher resultados positivos e, com isto, sentir-se capaz.

A maioria das pessoas – senão todas - gostariam de ser reconhecidas por serem autoconfiantes, assim como querem estimular a autoconfiança em seus filhos, por este ser justamente um sentimento atrelado aos conceitos de felicidade e maturidade na sociedade contemporânea. No entanto, o que é e como se tornar autoconfiante?

É comum no imaginário popular conceber os sentimentos como coisas abstratas que ficam alocados em algum lugar da mente humana. No entanto, a psicologia concebe os sentimentos de uma forma bem diferente: os sentimentos são manifestações corporais, que se associam aos eventos ambientais ou físicos que os desencadeiam. Assim, são as pessoas a nossa volta as responsáveis por nos ensinar a detectar os sinais do corpo e a nomear o que sentem.

Autoconfiança é considerada um sentimento, e deve ser estimulada desde os primeiros anos da vida do bebê.A criança não nasce autoconfiante, mas tal sentimento pode ser desenvolvido durante a vida como um produto das conseqüências às quais a criança é exposta diante de suas ações. Dizemos então que uma pessoa autoconfiante é “segura”, “tem iniciativa”, ou seja, sabe quais comportamentos deve emitir para conseqüências agradáveis ou remover eventos aversivos, sem necessitar da ajuda de outras pessoas para executar objetivos em determinados contextos.

É importante ter em mente que o fundamental para desenvolver autoconfiança é que a pessoa tenha a possibilidade de emitir um comportamento e, então, produzir consequências no seu ambiente que fortaleçam tais comportamentos. Veja que, neste caso, o sentimento de autoconfiança está associado aos comportamentos bem sucedidos, e não é necessário nenhuma outra pessoa para reforçar o comportamento. Então, como é possível estimular a autoconfiança?

Em primeiro lugar, os pais devem criar condições para que os filhos emitam os comportamentos que terão consequências positivas, e não fazer as ações por eles. Pais que ajudam demasiadamente ou fazem as coisas por seus filhos impedem eles obtenham as consequências naturais provindas das atividades, restringindo as oportunidades para desenvolverem habilidades e contribuindo para que as crianças se sintam com medo e inseguras acerca de sua própria capacidade. Em segundo lugar, tais oportunidades devem ser adequadas às habilidades da criança, de modo que a ação da criança tenha alta probabilidade de ser de fato bem-sucedida. Uma exigência de desempenho muito alta para o nível de desenvolvimento da criança pode acabar por gerar recusa de uma atividade, ansiedade, esquiva, medo e preocupação. Por fim, os pais podem estimular a autoconfiança dos filhos incentivando-os a explorar o ambiente, sem, no entanto, ficar prevenindo a criança dos eventuais e imaginários perigos da situação, o que inibiria os comportamentos da criança.

Pode ser que quando criança a sua autoconfiança não tenha sido bem desenvolvida. Mas é possível, sim, melhorá-la mesmo depois de adulto. Em qualquer momento da vida, estimulá-la significa se expor a situações de tentar e acertar, lançar-se para o novo e ter resultados positivos. Portanto, melhorar a autoconfiança envolve necessariamente deixar de lado o caminho conhecido do medo e da evitação exagerada de experiências.

* Aline Abreu, Lisi Lisboa e Viviane Janoni



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado