Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como aperfeiçoar o canal de vendas

Como aperfeiçoar o canal de vendas

16/07/2013 Marcos Coimbra

Atualmente, o mercado encontra-se bastante aquecido e a competição acirrada exige diferenciais que vão além dos valores dos produtos, mas que podem ser encontrados na excelência do atendimento, diferencial de entrega e um bom serviço de pós-venda.

Para as empresas do mercado de distribuição, onde o preço das ofertas é algo muito parecido, uma equipe de vendas preparada tem o poder de reter clientes e conseguir informações privilegiadas que auxiliam na boa formação de estratégia. A necessidade de aperfeiçoar uma equipe de sell out vai além do objetivo de conseguir fidelidade na realização das metas estipuladas e de desenvolverem projetos de crescimento em curto prazo.

É necessário conseguir uma base sólida de relacionamento e fonte de conhecimento para os revendedores, que anseiam por comodidade e efetividade na hora da compra. Mas para desenvolver um canal de vendas eficiente na distribuição, são necessários alguns cuidados essenciais.

Os “gerentes de contas” precisam primeiramente, estar alinhados com as políticas e valores da empresa em que trabalham. É preciso investir tempo em constantes treinamentos, tanto sobre produtos, quanto técnicas de vendas. A equipe precisa ser munida diariamente de argumentos para oferta e ciente de tudo que acontece no mercado: falta de produtos, troca de linhas, queda brusca de preço etc.

Incentivos realizados através de campanhas de marketing são essenciais para motivar e gerar entendimento sobre o que é importante vender com afinco no momento. Naturalmente, um bom vendedor, precisa de um bom líder. A liderança comercial precisa ser “viva”, integrada e com feeling para cobrança. Deve conseguir ajudar sua equipe a estabelecer prioridade na hora de planejar roteiros de contatos e visitas, assim como na hora de ofertar, e também identificar pontos que estejam dificultando o trabalho de quem está de frente com o cliente.

Vendedores devem ter objetivos claros, devem ter “liberdade” na hora da negociação, devem ter acesso a um sistema eficiente de geração de informações para que eles possam acessar dados relevantes sobre os clientes e ainda ter possibilidade de inserir comentários que construam um histórico dos mesmos. O atendimento em excelência é o grande segredo para o sucesso do negócio da distribuição e deve ser prioridade na hora de distribuir os investimentos em melhorias.

*Marcos Coimbra, diretor da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



Onde está a boa educação?

Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade.


Saneamento básico no Brasil

A infraestrutura que não chega ao esgoto.


Em novos tempos deve-se ter novas práticas

Na Capital fala-se muito em Menos Brasília, Mais Brasil.


Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.