Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como aperfeiçoar o canal de vendas

Como aperfeiçoar o canal de vendas

16/07/2013 Marcos Coimbra

Atualmente, o mercado encontra-se bastante aquecido e a competição acirrada exige diferenciais que vão além dos valores dos produtos, mas que podem ser encontrados na excelência do atendimento, diferencial de entrega e um bom serviço de pós-venda.

Para as empresas do mercado de distribuição, onde o preço das ofertas é algo muito parecido, uma equipe de vendas preparada tem o poder de reter clientes e conseguir informações privilegiadas que auxiliam na boa formação de estratégia. A necessidade de aperfeiçoar uma equipe de sell out vai além do objetivo de conseguir fidelidade na realização das metas estipuladas e de desenvolverem projetos de crescimento em curto prazo.

É necessário conseguir uma base sólida de relacionamento e fonte de conhecimento para os revendedores, que anseiam por comodidade e efetividade na hora da compra. Mas para desenvolver um canal de vendas eficiente na distribuição, são necessários alguns cuidados essenciais.

Os “gerentes de contas” precisam primeiramente, estar alinhados com as políticas e valores da empresa em que trabalham. É preciso investir tempo em constantes treinamentos, tanto sobre produtos, quanto técnicas de vendas. A equipe precisa ser munida diariamente de argumentos para oferta e ciente de tudo que acontece no mercado: falta de produtos, troca de linhas, queda brusca de preço etc.

Incentivos realizados através de campanhas de marketing são essenciais para motivar e gerar entendimento sobre o que é importante vender com afinco no momento. Naturalmente, um bom vendedor, precisa de um bom líder. A liderança comercial precisa ser “viva”, integrada e com feeling para cobrança. Deve conseguir ajudar sua equipe a estabelecer prioridade na hora de planejar roteiros de contatos e visitas, assim como na hora de ofertar, e também identificar pontos que estejam dificultando o trabalho de quem está de frente com o cliente.

Vendedores devem ter objetivos claros, devem ter “liberdade” na hora da negociação, devem ter acesso a um sistema eficiente de geração de informações para que eles possam acessar dados relevantes sobre os clientes e ainda ter possibilidade de inserir comentários que construam um histórico dos mesmos. O atendimento em excelência é o grande segredo para o sucesso do negócio da distribuição e deve ser prioridade na hora de distribuir os investimentos em melhorias.

*Marcos Coimbra, diretor da ABRADISTI, Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.