Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como avaliar o seu comportamento no trabalho

Como avaliar o seu comportamento no trabalho

17/08/2017 Talia Jaoui

O comportamento no ambiente de trabalho é muito importante.

Na maioria das vezes, passamos mais tempo em nossas atividades profissionais do que com nossa família, o que aumenta as possibilidades de acomodação, rotina, irritação, entre outros problemas.

A nossa tendência é a de "empurrar com a barriga" e tornar hábitos determinadas rotinas do nosso cotidiano profissional. Você já parou para avaliar se você está rendendo tudo o que pode na sua atividade?

Sem dúvidas não é uma avaliação fácil, mas caso a resposta seja negativa é necessário encontrar maneiras de transformas as dificuldades em oportunidades para o desenvolvimento de sua carreira.

As mudanças interiores e exteriores dependem da inteligência - emocional e racional - para se materializarem em resultados. Então, o primeiro passo é avaliar como você poderia render melhor. Se você é uma pessoa negativa, o primeiro passo é tirar a palavra dificuldade de seu dicionário pessoal e profissional.

Não existe nada que não possa ser mudado. Basta dar o primeiro passo. Certamente, se você não transmite boas energias, não receberá uma carga de ânimo para exercer suas atividades. Mude hábitos, comece agora. E todo trabalho certamente tem uma remuneração.

Se você paga as suas contas, a notícia que tenho é que o seu cliente é uma pessoa. Apenas pessoas pagam pessoas. Você lida com alguém, não tem como fugir disso. “Ah, mas trabalho como distribuidor e não tenho contato com o cliente final”.

Neste caso, o seu cliente (distribuidor) é a pessoa que paga o seu salário. Quer fazer um teste para autoavaliar o seu serviço, seja ele qual for? Imagine que você foi contratado por uma pizzaria para levar as pizzas até as mesas. Já que vai levar as pizzas, pode levar também as bebidas.

Quanto tempo você demoraria para ser demitido ou se demitir? Quando o cliente disser: quero a de mozarela, mas sem azeitonas, sem borda, com queijo ralado por cima e uma suave crocância na mordida.

Te irritou só de pensar? Então repense sua inteligência emocional. E quando o cliente disser que não era assim, que tem que voltar a pizza para o forno, que a bebida falta uma pedra de gelo, que o limão era pra ser cortado à francesa? E se o cliente se irritar? Essas cenas geraram qual emoção em você? Raiva? Tranquilidade? Teve vontade de bater? Achou “normal”?

Esse simples exemplo faz refletir e traz uma forma eficaz de saber se você precisa de mais autoconhecimento e desenvolvimento. A acomodação e a rotina podem estar travando as possibilidades de transformação em sua carreira ou atividade. A boa notícia é que existem treinamentos específicos para mudanças de hábitos e comportamentos.

Importante ressaltar que todos podemos e devemos ser líderes em nossa ações e atividades, sejam elas pessoais ou profissionais. Principalmente neste momento econômico e político que atravessamos, precisamos nos avaliar, desenvolver e transformar todos os dias, meses. É preciso encontrar novas maneiras de navegar, pois os oceanos estão mudando de rota de forma constante.

* Tália Jaoui é Master Coach Trainer pela Prime Talent Brasil, formada em Psicologia pela PUC-SP e sócia-fundadora da DHUMA T&D.



As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.