Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como desistir da compra de imóvel na planta

Como desistir da compra de imóvel na planta

17/05/2017 Danielle Bitetti

A economia do Brasil tem passado por uma turbulência, trazendo consigo um desemprego crescente e instabilidade econômica.

Com receio de assumir dívidas a longo prazo, quem comprou imóvel na planta enfrenta hoje dificuldades em quitar o saldo devedor na entrega do imóvel.

Por outro lado, as construtoras também são afetadas e, muitas vezes, não cumprem os prazos de entrega ou entregam o imóvel com defeitos.

O que muita gente não sabe é que é possível, sim, voltar atrás na compra de um imóvel na planta. Esse é o chamado distrato, quando a desistência ocorre antes da entrega das chaves. Há duas hipóteses para que ele ocorra: a primeira é quando o vendedor, ou seja, a construtora ou incorporadora, dá causa ao distrato; a segunda ocorre quando o comprador desiste da aquisição.

No primeiro caso, quando o fim do contrato ocorre por culpa da construtora, o comprador tem direito a receber 100% do valor pago corrigido pelos índices oficiais de inflação. Este caso pode ocorrer, por exemplo, quando há atraso na entrega da obra ou quando há defeito no imóvel, entre outros.

Quando o fim do contrato ocorrer por escolha do comprador, a Justiça permite que o vendedor retenha 20% do valor já pago a título de despesas administrativas, uma vez que valores que ultrapassem este percentual são considerados abusivos. O comprador pode desistir da compra em casos de arrependimento ou impossibilidade de pagamento das parcelas, por exemplo.

Seja qual for o caso, é bom que o cliente esteja atento: a lei prevê que o valor investido deverá ser devolvido imediatamente.

* Danielle Bitetti é advogada no escritório Porto, Guerra & Bitetti Advogados Associados



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes