Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como fazer uma marca de franquia morrer?

Como fazer uma marca de franquia morrer?

07/12/2016 José Carlos Fugice Jr

Por mais que o franchising continue se mostrando resiliente à crise econômica, a recessão também afetou seu desempenho.

Para quem está em busca de rentabilidade e estabilidade econômica, investir no setor de franquias se apresenta como a melhor oportunidade do momento. Afinal, os números são promissores.

Segundo a última pesquisa de desempenho trimestral realizada pela Associação Brasileira de Franchising, o setor cresceu 8,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas, como nem tudo são flores, o risco é inerente a qualquer modelo de negócio.

Por mais que o franchising continue se mostrando resiliente à crise econômica, a recessão também afetou seu desempenho, evidenciando os problemas e as fragilidades de alguns modelos de operação Ainda de acordo com os dados divulgados pela Associação, a taxa de mortalidade do setor passou de 3% em 2010, para 6% no ano passado. Hoje, estima-se que esse número seja de 4,3%.

Como o risco, na maioria das vezes, não compensa, veja a seguir quais os principais fatores responsáveis pela morte de uma franquia.

O modelo de negócio não foi suficientemente testado: o primeiro passo para construir uma marca de franquia forte é ter um modelo de sucesso. E, para isso, é essencial que a empresa faça muitos testes através da operação de algumas unidades próprias. Assim, poderá validar esse modelo e mantê-lo saudável até que a rede se torne lucrativa. Apenas na prática será possível verificar quais são as deficiências e eventuais riscos do negócio.

Os franqueados são inadequados: outro grande erro cometido pelas franqueadoras é a ineficiência na hora de escolher seus franqueados. As redes não podem escolher seus associados pelo seu saldo financeiro. É preciso adotar um sistema de avaliação minucioso e completo para verificar o comportamento e a adequação do candidato aos valores e normas da marca. Caso contrário, a rede poderá receber franqueados despreparados, sem conhecimento de gestão, sem disposição para respeitar as regras da empresa ou sem afinidade com a operação do negócio.

O suporte é ineficiente: assim como o franqueado precisa se dedicar para fazer sua unidade funcionar, o franqueador também deve atender suas necessidades, oferecendo o treinamento e apoio necessários para que sua franquia cresça e enfrente os desafios que possam surgir ao longo do tempo. Afinal, se a matriz não tem uma reserva financeira para manter a estrutura de suporte, investir no desenvolvimento de novos produtos, criar campanhas e ações de promoções da marca, como o franqueado poderá prosperar? Não existe milagre.

Falta sustentabilidade no planejamento de longo prazo: muitas vezes, por inexperiência em gestão de negócios, as franqueadoras comprometem o sucesso da marca pela falta de planejamento em longo prazo. Nesses casos, é imprescindível que a rede contrate consultorias especializadas, que possam projetar sua estratégia de expansão através de ferramentas como o geomarketing, por exemplo, assim como mapear as variáveis demográficas, imobiliárias e de mercado. Sem isso, é provável que a marca acabe vendendo franquias em regiões onde é difícil ou caro fornecer suporte ao franqueado ou onde seu produto ou serviço tenha pouca procura ou ainda para uma região que já esteja saturada. E, sendo assim, essa unidade provavelmente já nascerá fadada à morte.

Portanto, por mais que muitas pessoas digam que quando franqueados e franqueadores trabalham juntos as chances de uma franquia morrer é mínima, não é muito difícil perceber que, sem uma estratégia e gestão eficiente, que preze pelo crescimento contínuo e sustentável, essas chances também não são tão pequenas.

* José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias.



5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

Nos últimos anos, a indústria alimentícia no Brasil tem vivido um cenário positivo.

Autor: Leandro Rampazzo

5 dicas para o sucesso do franchising no mercado de alimentação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

Além de ficar por dentro das tendências do mercado de franquias, as empresas têm que estar dispostas a melhorar sua performance.

Autor: Divulgação

O que você precisa saber para o desenvolvimento de uma rede de franquias

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Redes de diferentes segmentos têm opções com investimento inicial a partir de R$75 mil.

Autor: Divulgação

11 opções de franquias para quem deseja começar 2024 empreendendo

Representação Comercial ou Franchising?

Qual é o melhor caminho para expandir um negócio: optar pelo sistema de franquias ou adotar a representação comercial?

Autor: Lucien Newton

Representação Comercial ou Franchising?

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

O setor de franquias tem evoluído de forma significativa, graças ao avanço da tecnologia e da transformação digital.

Autor: Lucien Newton

A ressignificação das franquias em Shopping Centers

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Com o avanço do franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira, uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados.

Autor: Lucien Newton

Um é pouco, dois é bom e três pode ser melhor ainda!

Como abrir uma franquia de Pilates

Empresário fala sobre lucro, vantagens e desafios enfrentados por franqueados.

Autor: Roberto Perfeito

Como abrir uma franquia de Pilates

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

Descubra o que é o franchising e como ele vem sendo uma mudança de rota na vida de empreendedores.

Autor: Gislene Camacho e Lucas Atanázio Vetorasso

Franchising: uma luz no túnel da instabilidade econômica

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Vencendo as dificuldades ela conquistou seu espaço com um brechó infantil.

Autor: Mariane da Silva Souza

O jogo virou! De funcionária a dona do seu próprio negócio

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Empreender é tomar decisões e, diariamente, empresários necessitam tomar decisões para que o negócio ande.

Autor: Eduardo Santinoni 

Como expandir uma marca? Quando comprar uma franquia?

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Turismo e alimentação lideram entre os segmentos com as maiores altas de receita.

Autor: Henri Navesuh

Franquias têm alta de 16,8% no faturamento no segundo trimestre

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022

Cheirin Bão atinge a marca de 308 unidades na região e quer fechar o ano com 354 franquias no Sudeste.

Autor: Henri Navesuh

Rede de franquias de cafeterias cresce 57% no Sudeste em 2022