Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como o gestor pode gerenciar melhor o seu tempo e sua equipe

Como o gestor pode gerenciar melhor o seu tempo e sua equipe

05/10/2020 Rachel C. F. Neves

A gestão centralizada do trabalho, ou seja, quando o gestor tomar todas as tarefas para si pode impactar negativamente nos resultados da empresa.

A dificuldade de delegar tarefas acaba interferindo tanto na saúde do profissional, por estresse desnecessário, como na baixa produtividade, por maiores chances de descumprimento de prazos e de erros no processo devido ao acúmulo de funções. Nesse sentido, o melhor caminho para o gestor descentralizar as tarefas.

O trabalho da secretária remota é trazer agilidade, segurança e credibilidade no processo, assumindo serviços burocráticos, como atendimento, suporte, financeiro, vendas, entre outros, garantindo ao empresário uma melhor gestão do tempo e maior atenção ao seu objetivo e a seus clientes.

Além disso, o serviço tem flexibilidade na contratação, com aproveitamento total das horas acordadas, uma vez que a empresa contrata o serviço pelo tempo que necessitar.

Apesar da importância da descentralização ainda há muita dificuldade em delegar. Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, 35% dos executivos afirmaram que precisam aprender a delegar tarefas para melhorar, enquanto 37% declararam que buscam ativamente desenvolver essa habilidade.

Dentre os principais motivos para a descentralização ainda estar engessada nas empresas estão: espírito paternalista, medo de perder o controle das atividades, aflição na hora de prestar as contas, falta de tempo e de treinamento e falta de confiança em sua equipe.

Nesse sentido, apesar do secretariado remoto ser uma alternativa para a descentralização de tarefas, o gestor também precisa mudar a sua mentalidade e entender a importância de delegar trabalho para seu time de profissionais.

Para isso, é preciso conhecer bem sua equipe, e a forma de descobrir os pontos fortes e fracos de cada um é se comunicando de forma ativa.

Além disso, é importante o gestor observar a maneira com que cada um desempenha suas funções, entendendo quais são as principais dificuldades da equipe para tentar reduzi-las.

Dessa maneira, é possível saber exatamente o que esperar dos colaboradores e quais tarefas poderá delegar para cada um, trazendo mais eficiência e confiança em todo o processo.

Assim, o secretariado remoto aliado a uma boa gestão descentralizada tira o peso do gestor que consegue pensar de forma mais produtiva, fortalecendo sua capacidade para tomada de decisões.

* Rachel C. F. Neves é franqueada responsável pela unidade cidade de São Paulo da D.Zortéa Secretariado Remoto, sendo Secretária Executiva Remota Trilíngue.

Fonte: Case Comunicação Integrada



A diferença entre o artista e o empresário

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer: quando se fala em artista no mundo dos negócios, se fala no profissional ou técnico que tem determinado conhecimento específico ou habilidade.


Os brasileiros anônimos que ganharam o Nobel da Paz

Muitas vezes, ao longo de nossas vidas, ouvimos a expressão "A arte imita a vida".


O falso debate

Os terraplanistas não são o outro lado do debate sobre a Terra e o Universo; os fascistas não são o outro lado do debate sobre democracia; os racistas não são o outro lado do debate sobre diversidade; os machistas não são o outro lado do debate sobre direitos da mulher.


Candidatas laranjas: até quando teremos isso?

Novamente nas eleições municipais do último dia 15 de novembro tivemos situações de suspeita de candidaturas laranjas.


Empreendimentos Sociais: você conhece o setor 2.5?

Empreender, na maioria das vezes, significa investir em uma ideia própria e dar vida a esta ideia. Dar movimento a um sonho.


Covid-19 e a sua relação com os hábitos de consumo

O ano de 2020 marcou nossas vidas de modo significativo. Diversos dos nossos hábitos foram modificados e adaptados a uma nova realidade.


Lucros sem escrúpulos

Em discurso recente, o presidente Bolsonaro ameaçou divulgar quais países compram do Brasil madeira extraída ilegalmente.


Como ler o Articulista

Teixeira de Pascoais, grande poeta de Amarante, que faleceu em 1952, dizia: “Escrevendo, cedo apenas a uma necessidade espiritual de revelação ou confissão.” - “S. Jerónimo”


A prevenção de litígios no contexto da LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) representa um avanço para o Brasil e nos coloca em posição de igualdade com as legislações dos países desenvolvidos.


O ciberespaço como terreno fértil para a formação de leitores

Há algum tempo as tecnologias digitais e redes sociais vêm sendo incorporadas como parte da rotina da população brasileira.


Mineração digital: descubra o que é e como funciona

A mineração é uma atividade econômica muito importante para o Brasil, já que possui grande influência no PIB e na geração de empregos indiretos e diretos.


O que é branding? Porque falam tanto nisso?

Se você pesquisar, verá que branding significa “gestão da marca”, é isso, porém o conceito vai além, uma vez que as marcas que mais se preocupam com a sua sobrevivência mercadológica, questionam a forma ideal de melhorar sua performance, seja no segmento de produto ou serviço.