Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como resolver as dificuldades que os ‘contact centers’ enfrentam diariamente

Como resolver as dificuldades que os ‘contact centers’ enfrentam diariamente

03/02/2022 Jabel Moura

As centrais de atendimento vêm enfrentando cada vez mais dificuldades internas, o que causa impacto direto no desempenho e ocasiona reclamações dos clientes.

Um levantamento feito pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) identificou que uma das principais queixas é a de que suas demandas não são resolvidas pelos serviços de atendimento.

Existem também reclamações de demora durante as chamadas, informações que precisam ser repetidas aos funcionários, falta de preparo para lidar com volumes grandes de ligações e a necessidade de atualização para acompanhar as mudanças contínuas que o mercado sofre.

Segundo um estudo realizado pelo Mercado & Consumo, 94% dos entrevistados afirmam que um bom atendimento ao cliente é fundamental.

Portanto, é necessário investir em soluções que atinjam as expectativas dos consumidores e melhorem a qualidade dos serviços prestados. Felizmente, já existem alternativas que proporcionam soluções para essas situações.

Atendimento mais eficaz

Para gerar melhor satisfação é preciso, antes de tudo, investir no aprimoramento do serviço. Ferramentas de distribuição de informações em tempo real, atualizadas e disponíveis em apenas uma tela, por exemplo, facilitam o trabalho do funcionário no seu dia a dia, evitando falhas.

Melhorias para o ambiente interno

É sabido que funcionários satisfeitos são capazes de proporcionar melhores experiências aos clientes. Por isso, um ambiente interno que propicie  contentamento acarreta melhor desempenho.

Contudo, para que seja proporcionado um bom local de trabalho, é preciso identificar as necessidades dos funcionários, criando relações mais profundas.

Isso, somado a feedbacks quase imediatos e gestão frequente de desempenho, contribui com a melhoria do ambiente interno e, consequentemente, com uma maior satisfação e desempenho do colaborador.

Experiência do funcionário

Para uma experiência positiva, as organizações precisam fornecer aos funcionários ferramentas que corroborem para uma boa performance e facilitem o trabalho deles, ajudando-os quando estes se deparam com desafios.

Com as tecnologias certas, que possibilitam que cada colaborador tenha seu assistente virtual habilitado por Inteligência Artificial (IA), as informações são contextualizadas, facilitando o trabalho que o atendente teria durante a interação, proporcionando qualidade não só para o cliente, mas também para o funcionário.

Experiência do cliente

Para que o cliente tenha liberdade de interagir da forma que espera e possa contar com um atendimento de qualidade que satisfaça suas expectativas, é essencial adquirir ferramentas que supram suas necessidades.

Já é possível encontrar no mercado soluções robustas, que entregam agilidade, modernidade e tecnologia.

Afinal, como mostra a pesquisa Life and Work Beyond 2020, apesar das experiências digitais terem se acelerado durante a pandemia, as pessoas ainda buscam pela interação humana, portanto as organizações precisam se adaptar ao virtual, mas, ao mesmo tempo, manter o contato pessoal.

Assim sendo, para mostrar que cada cliente é único e aprimorar sua experiência, as empresas devem ter o comprometimento de investir e desenvolver inovações que respondam às expectativas dos clientes com um serviço de qualidade e humanizado.

Além disso, com essas tecnologias como parte do seu plano, melhorias internas e externas serão alcançadas, os vínculos criados serão mais consistentes e englobarão empresa, cliente e funcionários.

* Jabel Moura é diretor de vendas da Avaya.

Para mais informações sobre atendimento ao cliente clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: RPMA Comunicação



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes