Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se organizar e definir as prioridades do dia a dia

Como se organizar e definir as prioridades do dia a dia

06/04/2018 Christian Barbosa

A organização é fundamental na hora de definir o que deve ser feito primeiro.

Como se organizar e definir as prioridades do dia a dia

Ao tentar conciliar os compromissos pessoais e profissionais, muitas pessoas têm dificuldade para organizar a agenda e não conseguem realizar todas as tarefas dentro do prazo.

Por isso, é extremamente importante ter clareza de quais são as prioridades para cada dia ou semana, evitando, assim, que os compromissos e trabalhos mais urgentes sejam deixados de lado. A organização é fundamental na hora de definir o que deve ser feito primeiro.

O ideal é reservar um tempo para se planejar e aprender a negociar as tarefas do seu dia, seja com o chefe, com um cliente ou com um colega de trabalho. Para ajudar as pessoas a definir prioridades, selecionei cinco dicas:

1. Não deixe nada para a última hora. Não espere a tarefa virar uma urgência para realizá-la. Quanto maior a antecedência, mais flexibilidade você terá na hora de definir o momento da execução. É possível adiar um trabalho que tem um prazo mais longo; o problema surge quando você não se organiza e acaba deixando para resolvê-lo no limite da entrega.

2. Liste as tarefas do dia. Para garantir a execução das tarefas na melhor ordem, é essencial fazer um planejamento para cada dia, semana e até mesmo para o mês. Liste o que precisa ser feito e estabeleça o que deve ser priorizado, de acordo com os prazos solicitados e a urgência de cada trabalho.

3. Trabalhe em conjunto com a equipe. Quando algumas das suas prioridades dependem de outras pessoas, não espere que elas se lembrem na última hora. É impossível garantir que toda a equipe seja organizada, mas o seu planejamento pode interferir na produtividade de todos. Pequenos e-mails de lembrete podem ajudar a garantir o cumprimento de tudo no prazo.

4. Aprenda a negociar com o seu chefe. Um líder precisa saber delegar tarefas e definir o que é prioritário naquele dia ou semana, mas também deve estar aberto a ouvir os funcionários. Quando achar necessário, explique para o seu chefe o que você considera como prioridade e tente negociar os prazos.

5. Negocie com base nos resultados. Caso tenha dúvidas sobre o que deve ser priorizado, pense nas suas metas ou nas necessidades da empresa. É preciso aumentar o faturamento? Priorize as atividades relacionadas às finanças. Precisa aumentar a qualidade de serviço? Priorize o atendimento ao cliente. Saber o momento certo de realizar uma tarefa é imprescindível na hora de tomar uma decisão.

É claro que, em alguns momentos, o excesso de tarefas será inevitável. O importante é que o planejamento e a organização se tornem uma rotina, para que momentos de tensão sejam apenas passageiros e as tarefas sejam realizadas com tranquilidade.

* Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Fonte: GP Image



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves