Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como sobreviver ao estágio

Como sobreviver ao estágio

17/02/2017 Livia Antonelli

Conquistar o primeiro estágio – e se manter nele - parece mais difícil que passar no vestibular.

E muitas vezes é. As escolhas e atitudes do candidato são avaliadas constantemente pelos recrutadores e superiores e, por isso, é importante estar preparado não só tecnicamente, mas também do ponto de vista comportamental.

Mas como fazer isso? Primeiro, quem está à procura de estágio deve preparar seus perfis virtuais para possíveis visitas de empregadores. As fotos de balada devem ser publicadas somente de maneira restrita aos amigos, por exemplo.

Começar a preparar o perfil profissional desde cedo é um treino importante para a carreira, independente da área escolhida. Os primeiros passos podem ser dados em projetos dentro da própria universidade, com as empresas juniores, centros acadêmicos e outros projetos que tragam experiência e experimentação.

Portais e centros como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Associação Brasileira de Estágio (Abre) são ótimos caminhos para encontrar oportunidades - e aí é importante conhecer o perfil e a cultura da empresa que oferece a vaga.

Hoje em dia, pode-se dizer que os papeis estão invertidos e é o candidato que escolhe a empresa - e não o contrário. No entanto, escolher pelo valor da remuneração pode ser arriscado. Fazer estágio não vai deixar ninguém rico, mas vai dar oportunidades de pôr a mão na massa e estar próximo do mercado de trabalho.

Ganhando experiências dessa forma é o melhor caminho para conseguir uma posição que tenha uma boa remuneração no futuro. Também é importante lembrar que fazer estágio não é uma via de mão única. O papel do estagiário é importante para a empresa que o contratou e é preciso corresponder à altura (ou mais, se quiser impressionar).

Ter iniciativa, interagir com a equipe, conhecer a cultura da organização e não se limitar ao que é pedido são apenas algumas recomendações básicas. Para começar bem, desde cedo, é vital lembrar que o boletim não se aplica na empresa.

Para se sair bem, é preciso realizar o que foi proposto de maneira efetiva e eficiente. Também não há perguntas que não devem ser feitas, pois é melhor questionar os superiores sobre algo que possa parecer trivial que realizar um deslize por antecipação.

Errar também é permitido, mas assumir a responsabilidade pelos erros é essencial. Isso demonstra o caráter e a resiliência, características importantes em qualquer profissional. Outro ponto comum de reclamação é a carga de trabalho.

Em vez de reclamar, por que não aproveitar para aprender o máximo que puder? Explorar setores e projetos diferentes, conversar com profissionais de outras áreas e mostrar-se disponível... quanto mais coisas fizer, mais experiência terá.

Ou seja, em vez de sentir-se explorado, deve-se explorar! E claro, pode ser que, mesmo depois de toda pesquisa, processos seletivos, entrevistas e experiências na empresa, o estágio não dê certo. Acontece. É parte desse processo entender e analisar a situação para tirar o melhor proveito dela e não repetir os mesmos erros.

O ideal é ter a certeza de fazer todas as tentativas que puder antes de desistir da vaga para não se arrepender depois. Essa fase da vida é cheia de experimentações, tentativas e aprendizados que ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento e acumular experiências profissionais e para a vida pessoal.

* Livia Antonelli é analista de Recursos Humanos e responsável pelo programa trainee do Grupo Positivo.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra