Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Competências socioemocionais na escola e no lar

Competências socioemocionais na escola e no lar

20/08/2018 Morgana Batistella

O aprendizado social e emocional da criança começa em casa e a família é parte fundamental.

Apesar de muitas escolas já aplicarem esse tipo de aprendizado, as chamadas competências socioemocionais estão cada vez mais evidenciadas no universo educacional. Aqui no Brasil, elas ganharam espaço após fazer parte das exigências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essas competências são formadas por um conjunto de habilidades que ajudam as crianças a ter melhores resultados escolares, assim como a lidar com as próprias emoções, além de desenvolver empatia e tomar decisões mais seguras e responsáveis, ações que impactam no bem-estar dentro e fora da escola, ao longo de toda a vida.

Com a determinação da BNCC, escolas públicas e particulares de todo o país deverão promover essa importante formação para seus alunos. Nesse processo, é importante destacar que o aprendizado social e emocional da criança começa em casa e a família é parte fundamental. Ela é o modelo inspirador das habilidades, atitudes e comportamentos que queremos que cada criança desenvolva.

E, é por meio de parceria entre esse ambiente familiar e a escola que a aprendizagem socioemocional das crianças e jovens acontece de forma plena e eficaz. Mas, de que tipo de aprendizagem tratam essas competências? Entre psicólogos, há um crescente reconhecimento de que a personalidade humana pode ser analisada a partir de cinco dimensões: abertura para experiências, consciência, amabilidade, extroversão e estabilidade emocional –a teoria do Big Five.

Tais dimensões influenciam diretamente no aprendizado e o mais interessante é a possibilidade dessas competências serem ensinadas, aprendidas e praticadas. Para entender melhor essa influência, é preciso aprofundar um pouco mais sobre cada uma das dimensões. A abertura a novas experiências promove nas crianças e jovens a vontade de buscar os sentidos estéticos, culturais e intelectuais, uma vez que são imaginativos, artísticos e curiosos.

As crianças e jovens com menos tendência de abertura ao novo são mais propensas a cometer atos de bullying na escola. A consciência ajuda as crianças a se organizarem e se responsabilizarem pelas próprias tarefas e atividades, desenvolvendo a autonomia, disciplina e orientação para os objetivos. Trata-se de uma dimensão que representa o fator de proteção contra o envolvimento de crianças e jovens em atos de criminalidade.

A extroversão, por sua vez, desenvolve a interação das crianças e jovens com as pessoas e o mundo externo. Pessoas com altos níveis de extroversão são amigáveis, sociáveis e entusiasmadas. A extroversão influi no tempo que os estudantes passam na escola e quanto mais desenvolvida, maior é a capacidade de fazer amizades.

A amabilidade, quarta dimensão, ensina as crianças a agir de modo cooperativo e empático, a ser tolerante e apreciar as diferenças entre as pessoas. Altos níveis de amabilidade protegem as crianças de bullying e de comportamentos violentos.

Por fim, a estabilidade emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções de maneira consistente, sem mudanças bruscas de humor. Crianças com estabilidade emocional possuem maior autoconfiança, resiliência e autocontrole.

O mundo mudou e famílias e escolas têm percebido que já não basta mais passar conhecimento sem também preparar a criança e jovem emocionalmente para a vida. A inclusão das competências socioemocionais na BNCC fortalece esse pensamento.

Cabe agora às escolas a aplicação desse tipo de formação de forma efetiva. Bem trabalhadas, essas competências podem transformar não apenas a sala de aula, como também a família e o futuro de cada criança.

* Morgana Batistella é gerente do programa O Líder em Mim, da Somos Educação, certificado pelo Casel para formação e desenvolvimento das competências socioemocionais no ambiente escolar.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.


Voltar primeiro com os mais velhos: mais autonomia e continência

Nunca pensei que chegaria esse dia, mas chegou! Um consenso global sobre o valor da escola para as sociedades, independentemente do seu PIB.


Adolescentes, autoestima, família: como agir, o que pensar?

A adolescência é um tempo intenso, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto neurológico, hormonal, social, afetivo e profissional.


Digital: um tema para o amanhã que se tornou uma demanda para ontem

Durante muito tempo, a Transformação Digital foi considerada uma prioridade para o futuro dos negócios.


Compliance como aliado na estratégia ESG das organizações

A temática que atende aos princípios ambientais, sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, Social and Governance), está em forte evidência.


A humanização da tecnologia no secretariado remoto

A tecnologia deu vida a inúmeras oportunidades de negócios, como o trabalho à distância.


Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.